link estudio

Fotografia newborn: guia básico

Fotógrafa e pediatra Melissa Pierobom dá dicas para quem quer iniciar na fotografia Newborn.
Foto: Melissa Pierobom

A fotografia newborn já é bastante popular nos EUA e na Austrália. E agora, esse mercado vem crescendo exponencialmente pelo Brasil também.

Como em qualquer área da fotografia profissional, a fotografia newborn requer habilidade e conhecimento técnico. No entanto, exclusivamente nessa modalidade, é essencial garantir a segurança e o bem-estar do modelo e isso, por se tratar de bebês com menos de 20 dias de vida, é responsabilidade total do fotógrafo durante todo o ensaio. O profissional é quem garantirá que o conforto do bebê, e posicionará e acalmará o pequeno durante as sessões.

Essa questão do manuseio do recém-nascido é ainda um pesadelo para muitos fotógrafo que desejam ingressar nesse meio. Muitos têm medo de segurar e posicionar o modelo.

Decidimos procurar respostas para algumas das questões mais frequentes que vemos por aí.

Foto: Melissa Pierobom
“Eu preciso aprender muito mais do que fotografia para fotografar newborn?”

“Toda a sessão fotográfica se baseia na manipulação do recém-nascido. Então não tem como um fotógrafo trabalhar com bebês e não saber sobre a sua fisiologia e anatomia. Se não souber, não fará corretamente”, explica Melissa Pierobom, fotógrafa newborn e pediatra. Ela ainda afirma que é isso que garante o bem-estar e conforto do bebê durante o ensaio e evita colocá-lo em posições desagradáveis para o seu corpo ainda em desenvolvimento.

Para fotografar recém-nascidos, o treinamento é essencial. E não é somente estudar as técnicas fotográficas, mas sim as habilidades necessárias para garantir a segurança de alguém tão indefeso. O fotógrafo deve saber que bebês são muito delicados e precisam ser manipulados com bastante cuidado. Melissa confirma veemente que é fundamental conhecer a anatomia e a fisiologia do newborn para manipulá-lo de forma adequada. Por exemplo, eles não são capazes de controlar a própria temperatura corpóres e também não conseguem avisar isso. Assim, eles dependem do fotógrafo para cuidar deles e garantir o seu bem-estar.

“Quanto tempo demora uma sessão fotográfica?”

Em média, uma sessão dura entre três e quatro horas, e na prática, a menor parte desse tempo é gasta fotografando propriamente. Todo o resto, o fotógrafo passa acalmando, posicionando, ajeitando e aninhando o bebê.

“Uma situação que me marcou muito foi de uma bebezinha de 11 meses que chorava estericamente toda vez que via a câmera, sou uma pessoa muito calma e muito paciente mas ela me ensinou ir mais além disso. Levei mais de 40min para ganhar sua confiança com a câmera escondida e depois na brincadeira fui introduzindo aos poucos nas mãos dela, para que ela sentisse e reconhecesse como objeto, como inofensivo. Depois fotografei uma pelúcia da galinha pintadinha e mostrei na tela para que ela entendesse o qual objetivo da câmera. E após todo esse processo a sessão aconteceu, tudo no tempo dela, assim como o newborn”, conta Hellen Ramos, fotógrafa especialista em companhamento infantil, para exemplificar como o tempo é gasto em um ensaio com crianças.

É fundamental ter a consciência de que todo o ensaio deve fluir de acordo com o ritmo do bebê, afinal é ele a estrela do show. Tentar acelerar a sessão e contar as horas no relógio só vai servir para te estressar e agitar o bebê. E aí, com um bebê agitado, pouco você conseguirá fazer.

Em geral, o fotógrafo profissional, que utiliza as técnicas corretas, realiza apenas uma sessão por dia para evitar estressar o bebê por demais.
Foto: Melissa Pierobom

“Qual é a idade ideal do bebê?”


Bebê recém-nascido dorme bastante durante o dia e tem um corpo bem maleável. Mas isso muda rapidamente, a partir da terceira semana de vida. Nesse ponto, o bebê começa a dormir menos e um sono mais leve e ganha tônus muscular e perdem essa flexibilidade, dificultando o manuseio do neném.

Idealmente, então, um ensaio newborn acontece antes das duas semanas de vida do nosso modelo.

Mas sempre há exceções. Melissa conta que tenta fazer as sessões com recém-nascidos com idades em torno doa dez dias, mas que já fotografou bebê com mais de 20 dias e até com dois meses.” A idade depende muito de cada bebê. Não tem regra. Tem bebês que são mais dorminhocos e maleáveis mesmo mais velho, e alguns difíceis mesmo mais novos. Quanto mais os dias passam, menos flexíveis eles estarão, dificultando o posicionamento. Neste caso não devemos forçar as poses que já não aceitam fazer. Tem bebês sensíveis, que não aceitam muitas coisas. Tem bebês que não abrem as mãos. Tem bebês com reflexos exacerbados”, explica.

“Mas como eu começo?”

Tudo, no começo, parece difícil, e a fotografia newborn não é diferente. Antes de mais nada, deve-se manter a calma e paciência, e focar em um estilo de fotografia mais simples para iniciar. A experiência e a prática mostrarão quais os equipamentos e acessórios necessários.

O mais importante é procurar por treinamento, estudar, participar de workshops, eventos e cursos sobre o tema, para aprender, não só a fotografar, mas a manusear de forma cuidadosa o recém-nascido e garantir a sua segurança e o seu bem-estar.

Foto: Melissa Pierobom
“Quero saber mais”

Visando o conhecimento e aprendizado desse mercado, o Instituto Internacional de Fotografia realiza todos os anos o Newborn Photo Conference, o congresso mais completo sobre a fotografia newborn do mundo!

Esse ano, a próxima edição já está marcada. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de Abril, em São Paulo e contará com transmissão online.

Melissa Pierobom é uma das palestrantes convidadas do congresso e falará sobre a segurança do bebê durante os ensaios. Além dela, o evento traz outros 13 palestrantes, entre profissionais brasileiros e estrangeiros para abordar todos os temas da fotografia de família e da fotografia como carreira.

Não fique fora dessa. Garanta já o seu ingresso pelo site.

Acesse: Newborn Photo Conference 2017
Mais informações: eventos@iif.com.br ou (11) 3021-3335


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário