link estudio

Leilão de coleção de fotografias.

Leilão da massa falida do Banco Santos inclui coleção de fotografias de grandes autores.

Joe Rosenthal - (tomada de Ivojima)

No próximo dia 22 de novembro de 2016 um leilão irá movimentar o mercado das artes no Brasil, o leilão da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, que faz parte da Massa Falida do Banco Santos.

Neste leilão está includa uma coleção de fotografias de dar inveja a qualquer amante da arte fotográfica, são 73 fotografias de diversos autores, entre elas grandes nomes da fotografia como: Imogen Cunningham, Richard Avedon, Lucien Clergue, Robert Doisneau, Pierre Verger, Joe Rosenthal, Henri Cartier-Bresson, Ansel Adams, Man Ray,  David La Chapelle.
Robert Doisneau
Alguns nomes da fotografia brasileira também estão presentes no leilão, como: Miguel Rio Branco, Mário Cravo Neto, Sebastião Salgado, Cláudia Jaguaribe,

Os valores para arrematar alguma das fotografias desta coleção começam em R$1.900,00 e podem ser vistos no site dos responsaveis pelo leilão: iarremate.com

Ansel Adams
O leilão é uma boa oportunidade para colecionadores, a primeira etapa, com 214 obras, marcada para o dia 22 de novembro, de forma presencial e online em um hotel de São Paulo. De acordo com o organizador do leilão, o acervo estará disponível para visitação de 12 a 21 de novembro, no Clé Reserva Contemporânea com visitas agendadas.

A segunda etapa, que vai oferecer 505 itens, ocorre no dia 29 de novembro. Os lances poderão ser feitos apenas pela plataforma online do iArremate.

David La Chapelle

Man Ray
Edemar Cid Ferreira foi o principal controlador do Banco Santos que teve a falência decretada em 20 de setembro de 2005, notório colecionador de obras de arte foi destaque por divulgar o patrimônio cultural do País, tornou-se uma celebridade presente em colunas sociais, recebendo condecorações e desempenhando funções em diversas entidades institucionais.

Posteriormente foi constatado que os investimentos realizados no campo artístico eram basicamente uma forma de Edemar lavar dinheiro obtido ilegalmente de forma fraudulenta e ocultar o enriquecimento ilícito. A maior parte da coleção de artes estava em sua mansão de 4 mil metros quadrados na rua Gália, Bairro do Morumbi em São Paulo.
Henri Cartier-Bresson
Leilão Massa Falida do Banco Santos S.A.
22 de Novembro de 2016 às 14:00hs
Endereço: Hotel Unique, Av. Brig. Luís Antônio, 4700,- São Paulo - SP
Exposição em Clé Reserva Contemporânea
12/11/2016 à 21/11/2016 entre 12:00h e 20:00h
Alameda Araguacema, 103, Tamboré - São Paulo - SP
Visita à exposição SOMENTE através de agendamento prévio em: aloisiocravo.eventbrite.com

Lucien Clergue
Richard Avedon


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário