link estudio

As 100 fotografias mais influentes da história.

Grupo Time cria lista com as 100 imagens mais influentes de todos os tempos.

 
Resumir uma história de pouco mais  de 170 anos, desde o surgimento da fotografia com Niépnce em 1826, até os dias atuais com os Smartphone e selfies é um desafio e tanto, o desafio se torna ainda maior se formos reduzir esta história à 100 fotografias comentando sobre elas,mas este desafio foi realizado.

O grupo Time acaba de publicar um site com as 100 fotografias mais influentes de todos os tempos.No site, cada imagens tem uma pequena história, alem de 20 fotos contarem com um video contando a história por trás da fotografia.


Após consultar curadores, historiadores e editores de fotos em todo o mundo, com sugestões os repórteres e editores da TIME chegaram a esta lista.  Foi um processo exaustivo, após conduzir milhares de entrevistas com os fotógrafos, sujeitos de imagem, seus amigos e familiares e outros; este processo desenterrou algumas histórias incríveis que estão orgulhosos de contar pela primeira vez, tanto em histórias escritas como em vídeos documentários originais.


"Não há nenhuma fórmula que faça uma imagem influente. Algumas imagens estão na nossa lista porque foram as primeiras de sua espécie, outras porque elas moldaram a maneira como pensamos. E alguns fizeram o corte porque eles mudaram diretamente a maneira como vivemos. O que todos os 100 partes é que eles estão virando pontos em nossa experiência humana."


Claro que, como toda lista criada, muita fotografias icônicas estão de fora, aliás, cada fotógrafo seria capaz de criar a sua própria lista contendo 100 grandes fotografias, mas a lista da Time é muito interessante para refletir sobre a influencias da fotografia no modo como vemos nosso mundo.

"A fotografia nasceu de uma grande inovação e é constantemente remodelada por novas. Portanto, é adequado que a definição de uma foto influente muda, juntamente com as formas como as imagens são tomadas e vistas."

Veja as fotos no site : Time 100 Photos




Juntamente com o site, foi criada uma loja virtual, onde estão disponiveis fotos, posters, além do livro 100 Photographs:The Most Influential Images of All Time.

Infelizmente a entrega para o Brasil ainda não está disponível no site: Time Shop


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário