link estudio

5ª Mostra SP de fotografia.

Quinta edição do projeto ocupa Vila Madalena com mais de 40 exposições e diversas ações paralelas, todas gratuitas.


O aniversário de São Paulo será comemorado à altura e com apuro visual: a 5ª edição da Mostra SP de Fotografia será realizada de 25 de janeiro a 23 de fevereiro e reverencia a capital paulista com exposições em diversos pontos da Vila Madalena. O projeto é uma realização da DOC Galeria e ainda conta com diversos projetos paralelos, como o lançamento da Academia Paulista de Fotografia, um workshop da agência Magnum Photos, que pela primeira vez visita oficialmente o Brasil (apresentado pela FUJIFILM série X), noites de projeção, ciclos de conversas e um rally fotográfico entre algumas ações.


Um olhar fotográfico sobre São Paulo

Esta edição da mostra irá percorrer diversos pontos do tradicional bairro da Vila Madalena, famoso pela efervescência cultural, entre eles: Japonique, DOC Galeria, Amuse Food Store, Espaço Revista Cult, Galerias Fass e Central, Luiza Perea, restaurantes Rotko, Banana Verde e Carmen di Granato, um muro na rua Girassol 326, Tag & Juice, entre outros. Serão cerca de 40 exposições simultâneas, reunindo mais de 150 artistas (individuais e coletivas), em exibição em cafés, lojas, galerias, restaurantes, muros, postes e uma praça (Fórum).

Entre os fotógrafos convidados, figuram nomes como Bubby Costa, Carlos Moreira, German Lorca, Tuca Reines, Jorge Bodansky, Ed Viggiani, Claudia Guimarães, Claudia Jaguaribe, Lucas Lenci, Lalo de Almeida, Márcio Távora, coletivos Trema e Selva SP, Felipe Russo, Ricardo Barcellos, Mauricio Lima, Paulo Vainer e outros. Além desses, foi realizada uma convocatória pelo blog Olhavê, pela qual foram selecionados cinco novos fotógrafos, entre mais de 130 inscritos.


Esse time de profissionais irá prestar uma homenagem à capital paulista, sob uma ótica subjetiva, tendo como ponto de partida a cidade em si. “O tema é SP, livre geral e irrestrito”, afirma Fernando Costa Netto, um dos sócios da DOC Galeria e curador-idealizador da Mostra SP de Fotografia. Além dele, o projeto tem curadoria de Mônica Maia (DOC Galeria), Alexandre Belém e Diógenes Moura.


Workshop Magnum

Uma das novidades desta edição é um workshop realizado em parceria com a Magnum Photos, que é apresentado no Brasil pela FUJIFILM série X. De 17 e 21 de fevereiro, duas oficinas exclusivas de cinco dias para vinte e quatro participantes [doze participantes em cada] acontecem no Espaço Revista Cult. Os encontros são ministrados por dois fotógrafos brilhantes que representam duas gerações da Magnum, Abbas e Moises Saman. No sábado, 22.02, a dupla ainda profere palestra de encerramento no MAM-SP.

Ao longo dos cinco dias, Abbas, 70 e Moises, 40, irão dirigir seus grupos através de um programa diário de aula prática e teórica. Os participantes farão saídas para clicar, terão seus trabalhos comentados e avaliados em grupo. Em seguida, terão a orientação, passarão por sessões de edição e refletirão a fotografia ao lado desses dois grandes nomes da Magnum Photos.

*Como na edição anterior, a A.SENSES (Agência de Publicidade que desenvolve Arte, Conteúdo e Experiência através da dinâmica do consumo de Luxo e Entretenimento) é a parceria comercial da Mostra.

Lançamento: Academia Paulista de Fotografia


A abertura da 5ª Mostra SP de Fotografia marca o lançamento da Academia Paulista de Fotografia, que é apresentada pelo Shopping Cidade Jardim e tem curadoria da DOC Galeria. A primeira edição do projeto reúne 12 renomados fotógrafos nacionais, responsáveis por 12 trabalhos exclusivos voltados para imagens da capital paulista, cujo objetivo é incentivar o colecionismo. O projeto final pode ser visto na DOC de 25 de janeiro a 23 de fevereiro.

As obras selecionadas são únicas e de diferentes segmentos: documental, jornalístico, contemporâneo e histórico. “A fotografia no patamar que queremos apresentar com este projeto tem uma função que vai além de somente comunicar: representa os movimentos sociais, culturais e arquitetônicos da nossa cidade. As imagens seguem os preceitos necessários, seja estética ou historicamente, seja pelaqualidade de captação dos artistas que as produziram. São objetos fine art”, explica Mônica Maia, sócia da DOC Galeria e curadora do projeto.

Os trabalhos ficarão em exposição na DOC durante a realização da Mostra SP de Fotografia (25.01 a 23.02). Os autores convidados para a primeira edição são: Claudia Jaguaribe, Cia de Foto, German Lorca, Klaus Mitteldorf, Lalo de Almeida, Lucas Lenci, Mauricio Lima, Nelson Kon, Paulo Vainer, Roberto Wagner, Sheila Oliveira e Tuca Reines.

Atividades paralelas


Os 50 anos do Golpe Militar ainda inspiram uma projeção no Tetro do Centro Cultural Rio verde, enquanto a praça do Fórum sedia uma mostra com fotos suspensas em árvores retratando as primeiras gerações de moradores da Vila Madalena que ainda vivem no bairro.

O Ciclo de Conversas é ministrado em parceria com a revista s/n°, Caderno Aliás do Estadão e blog Olhavê, e promove 3 mesas de discussões sobre a cidade e fotografia. Os bate-papos giram ao redor de temas pertinentes ao fotojornalismo e ao mercado como um todo, tais como as manifestações de 2013 e o trabalho do fotógrafo veterano Bubby Costa e a fotografia documental brasileira.

Numa coletiva na loja Baraúna 20 chefs de cozinha apresentam fotografias feitas a partir do telefone celular. Entre eles, Alex Atala, Andrea Kaufman, Daniele Dahoui, Rodrigo Oliveira, Benny Novak  e Rita Lobo.

O rally fotográfico será proferido em parceria a MOBgraphia, especializada em dispositivos móveis, pegando carona em novos formatos e tendências da fotografia celular. As atividades têm entrada gratuita. Todo o material exposto na 5ª Mostra SP de Fotografia se encontrará à venda na DOC galeria (preços sob consulta).

Veja a programação completa no site da 5ª Mostra São Paulo de Fotografia.


Patrocínio: Windows Phone Nokia Lumia e Heineken 

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário