link estudio

Prêmio Sony World Photography 2013.


Divulgados os vencedores do Prêmio Sony World Photography.



O fotógrafo norueguês Andrea Gjestvang 32 foi anunciado hoje como o L'Iris d'Or / Fotógrafo do Ano do Prêmio Sony World Photography. Batendo mais de 122 mil unidades em 170 países, o fotógrafo pegou seu prêmio, que consiste equipamento digital Sony e $ 25.000 na cerimônia de gala em Londres.
O júri votou por unanimidade poderosa série de retratos de crianças e jovens Gjestvang sobre a sobrevivência em julho de 2011 no massacre da ilha de Utoeya, fora de Oslo. Intitulado "A Day in History", série captura os jovens sobreviventes com imensa sensibilidade e honestidade, e é um testemunho permanente de seus rostos refletindo essa tragédia inexplicável.
De acordo com o Presidente do Júri, Catherine Chermayeff, diretor de projetos especiais na Magnum Photos,: "Como Presidente do Júri Estou muito contente que Andrea Gjestvang ganhou o L'Iris d'Or. O Júri completo foi unânime na escolha de sua obra "A Day in the History", que é exibido em um ambiente calmo e pensativo a poderosa voz das crianças e dos sobreviventes do massacre na Noruega. Estávamos todos movidos pela dignidade e beleza dessas imagens. "
Em poucos anos, Andrea Gjestvang estabeleceu-se como um dos fotógrafos mais promissores do mundo. Seu trabalho já apareceu em Newsweek, M Le Monde, Stern e A República , e exibiu todo o mundo. Em 2010 participou no Joop Swart Masterclass, e em 2012 foi nomeado um dos 30 'fotógrafos novos e emergentes a ter em conta "na revista PDN. Recentemente, ele foi agraciado com o Photo of the Year in the Picture norueguês do Ano 2012, por sua interpretação de Utøya sobrevivente, Helen Ylva Schwenke. A série "Um dia na história" Gjestvang estava em um livro publicado na Noruega, em 2012, e é representado pela Moment agência.
A premiada série L'Iris d'Or, junto com os outros vencedores anunciados hoje à noite na premiação, será exibido como parte da amostra da Sony Mundial de Fotografia de Prêmios 2013 em Somerset House, em Londres a partir de 26 de abril e 12 de maio. As imagens também serão publicados no livro 2013 Sony World Photography Awards, disponível através worldphoto.org/2013book.

Fotógrafo do Ano, na categoria Open - Hiep Nguyen Hoang, Vietnã


Durante a cerimônia, também anunciou o vencedor do Fotógrafo do Ano na categoria Open do. Um fotógrafo amador Hanoi de apenas 21 anos, que incrivelmente apenas um ano atrás, ele comprou sua primeira câmera digital.
Hiep Nguyen Hoang recebeu uma Sony α77 e US $ 5.000 em dinheiro para a sua imagem vencedora, uma jovem mulher no meio de uma tempestade. Fotógrafo ultrapassado inscrições recebidas de todo o mundo em um concurso que buscava encontrar a melhor imagem do mundo, tirada por um fotógrafo amador ou entusiasta da fotografia.
Damien Demolder, presidente do júri do concurso aberto e editor do Fotógrafo Amador (UK), disse: "A imagem de Nguyen é o mais excelente dos recebido no concurso Após sua intensa atmosfera romântica e senso de fantasia mística . É uma imagem agradável realmente resume o incrível nível de criatividade e talento daqueles que são fotógrafos amadores capazes hoje, e certamente merece ser o vencedor deste prestigiado concurso ".

Os vencedores e finalistas na categoria Profissional 
Também foi anunciado na cerimônia os vencedores de cada categoria e os fotógrafos profissionais que receberam o segundo eo terceiro. Os 15 vencedores profissionais, de lugares tão distantes como a Austrália e Peru, voou para Londres para receber seu prêmio e receber a Sony α99.
Suas obras mostram o melhor da fotografia contemporânea internacional, com temas tão diversos como as impressionantes retratos a preto e branco da montanha Matterhorn, o trabalho engenhoso tem na parte de trás de uma limusine Argentina ou um olhar irônico sobre a vida secreta do povo norte-coreano.

Os vencedores são:
Arquitetura - Fabrice Fouillet, França
Arte e cultura - Myriam Meloni, Itália
Campanha - Christian Åslund, Suécia
Conceitual - Roman Pyatkovka, Ucrânia
Temas quentes - Valerio Bispuri, Itália
Questões Atuais - Ilya Pitalev, Rússia
Fashion - Klaus Thymann, Dinamarca
Paisagens - Nenad Saljic, Croácia
Lifestyle - Alice Caputo, Itália
Natureza e vida selvagem - Satoru Kondo, Japão
Pessoas - Andrea Gjestvang, Noruega
Retratos - Jens Juul, Dinamarca
Esportes - Adam Bonito, Austrália
Still Life - Vanessa Colareta, Peru
Viagem - Gali Tibbon, Israel
A lista completa dos vencedores fotógrafos, bem como o segundo e terceiro lugares, pode ser encontrada nas notas para os editores, abaixo.
William Eggleston - Notável Contribuição à Fotografia

O icônico fotógrafo americano William Eggleston recebeu o Outstanding Contribution à Fotografia. Coletado por Winston Eggleston em nome de seu pai, o prêmio foi entregue a William Eggleston por sua influência sobre fotografia a cores e, por sua vez, pela influência que teve sobre muitos dos melhores fotógrafos do mundo hoje.
Para comemorar o prêmio, foi publicada no livro do Sony World Photography Awards 2013, uma série de imagens de Eggleston raramente ter visto a luz. Ele também mostrou uma seleção deles em Somerset House a partir de 26 de abril a 12 de maio. O prêmio Outstanding Contribution foi anteriormente atribuído a William Klein, Eve Arnold, Bruce Davidson, Marc Riboud e Phil Stern.

Foco Student Fotógrafo do Ano - Natalia Wiernik , Polônia

Em um programa que inclui agora mais de 230 universidades em todo o mundo, o prêmio Foco Student é o maior de seu tipo. O fotógrafo polonês Natalia Wiernik, competindo em nome da universidade, o Jan Matejko Academia de Belas Artes de Cracóvia, foi anunciado como o vencedor, recebendo diferentes produtos da Sony para sua universidade, no valor de 35.000 €.

Fotógrafo Jovem do ano - Alecsandra Dragoi , Romênia


O título de Jovem fotógrafo do ano, ele recebeu o fotógrafo de 19 anos Alecsandra Dragoi com uma imagem espetacular da festa de Ano Novo na Romênia. Da Roménia, e atualmente em uma universidade do Reino Unido, a imagem Dragoi foi escolhida como a melhor fotografia indivíduo obtido por um fotógrafo com menos de 20 anos.

Vencedores Kraszna-Krausz Book Awards 2013

Os Book Awards Kraszna-Krausz estão orgulhosos parceiros e líder no Sony World Photography Awards. Dois livros espetaculares dividiu o prêmio de R $ 10 mil para os melhores livros do ano em fotografia e imagem em movimento. São eles:

  • Melhor Book Award Fotografia - War / Fotografia: Imagens de guerra e as conseqüências  de Anne Wilkes Tucker, Will Michels e Natalie Zest (Yale University Press)
  • Melhor Imagem em Movimento Book Award - Hollywood Vestments Nadoolman Deborah Landis (V & A Editora) 
A Fundação Kraszna-Krausz também recebeu um prêmio durante a cerimônia de Thomas Neurath, fundador da Thames & Hudson, por sua excepcional contribuição para o mercado editorial.


Em www.worldphoto.org podem ser vistas galerias com todas as imagens vencedoras e finalistas.

Fonte: WPO
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário