link estudio

30 anos do 'momento decisivo' de Sebastião Salgado.

No dia 30 de março de 1981 o fotógrafo Sebastião Salgado viveu o que poderíamos chamar de seu momento decisivo na carreira, quando fotografou o atentado ao presidente norte-americano Ronald Reagan.


Atentado a Reagan, 1981 por Sebastião Salgado.


Salgado já trabalhava, em 1981, para a mítica agência Magnum, fundada por um dos gigantes da fotografia, Henri Cartier Bresson. Ele estava em Washington a serviço da revista semanal do jornal "The New York Times", fazendo as imagens do que seria uma reportagem especial sobre os 100 primeiros dias de governo de Reagan.


Naquele dia o presidente se dirigia ao Hilton Hotel, em Washington, na entrada John Hinckley, de 22 anos, que tinha problemas mentais, fez seis disparos. Apenas um tiro acertou o pulmão direito do Presidente: outros feriram o assessor de imprensa da Casa Branca James Brady e dois agentes de segurança.


Ao ouvir o primeiro disparo imediatamente, Sebastião Salgado começou a fotografar com sua câmera Laica. Em um minuto e meio, fez cerca de 70 imagens do atentado e do atirador, as imagens definitivas sobre o fato.


Aquele momento tornou o fotógrafo brasileiro conhecido mundialmente e deu-lhe independência financeira e status profissional para seguir carreira solo e se consagrar como o fotógrafo.


Estar no lugar certo na hora certa, como foi o caso de Salgado, pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Mas saber o que fazer depois do momento certo e da hora certa é o que vai definir quem ela é e quão longe pode chegar.


Salgado soube aproveitar sua oportunidade, após este episódio passou a mostrar ao mundo seu talento com seus trabalhos autorais, pelos quais é hoje reconhecido como um dos maiores fotógrafos mundiais.


Sebastião Salgado clicado por José Saramago.



Fontes: IG- Ultimo Segundo e Images&Visions

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário