link estudio

Thomaz Farkas: uma antologia pessoal.

O Instituto Moreira Salles de São Paulo apresenta a exposição Thomaz Farkas: uma antologia pessoal, retrospectiva da obra do consagrado fotógrafo húngaro, naturalizado brasileiro. A mostra tem cerca de 100 imagens, parte delas inéditas.

Na inauguração da exposição foi lançado o livro homônimo, que reúne cerca de 130 imagens de Thomaz Farkas e texto de João Farkas, filho do fotógrafo. Para compor o livro, durante dois anos Thomaz Farkas revisitou toda a sua trajetória, com suporte de seus filhos João e Kiko Farkas, e em conjunto com os pesquisadores e curadores do IMS, que hoje preserva sua obra fotográfica.

Em Thomaz Farkas: uma antologia pessoal, os visitantes poderão conferir imagens do fotógrafo produzidas a partir da década de 1940, época em que Farkas se associa ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), local de debate sobre a atividade fotográfica. Afinados com as vanguardas europeias e norte-americanas, os paulistas do FCCB buscavam uma estética específica para a foto, com novos enquadramentos e pontos de vista inusitados.

A mostra apresenta também trabalhos posteriores, com uma abordagem mais humanista, quando Farkas se aproxima do fotojornalismo. Destacam-se as séries sobre o Rio de Janeiro que incorporam o retrato e a vida dos moradores de bairros populares e regiões do centro histórico da então capital federal. É dessa mesma fase sua célebre sequência sobre o Balé Yara.

Na mostra também estarão presentes algumas imagens coloridas datadas de 1975, mas que só foram apresentadas pela primeira vez ao público em 2005. São fotografias feitas durante uma expedição científica ao Amazonas, parte em uma incursão a Salvador.

Thomaz Farkas é tema do primeiro encontro sobre fotografia do IMS.

Paralelamente à mostra Thomaz Farkas: uma antologia pessoal, em cartaz no IMS-SP, e para promover o lançamento aberto ao público do livro homônimo; começa neste sábado, dia 12/2/11, às 11h30, uma série de encontros sobre fotografia organizada pelo Instituto Moreira Salles em parceria com a Livraria Cultura.

Os encontros acontecem uma vez por mês (aos sábados) na loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, em São Paulo.

O fotógrafo Cristiano Mascaro estreia a série, em conversa sobre a obra de Thomaz Farkas com o coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi.

A loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura fica na av. Paulista, 2.073, loja 124, Conjunto Nacional, ao lado do metrô Consolação. A entrada é gratuita, e os lugares são limitados. Mais informações pelo telefone (11) 3170-4033, ramal 2373.

THOMAZ FARKAS: UMA ANTOLOGIA PESSOAL
De 28 de Janeiro a 3 de Abril de 2011
Terça a sexta-feira, das 13h às 19h
Sábados e domingos, das 13h às 18h
Entrada franca
Rua Piauí, 844, 1° andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560




As imagens acima fazem parte da mostra Thomaz Farkas: uma antologia pessoal, em cartaz no IMS-SP, até 3 de abril de 2011.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário