link estudio

O futuro das câmeras digitais.


A leitura de dois textos na semana passada, falando sobre novas empreitadas da empresa de equipamentos eletrônicos Sony, trouxe uma mistura entre lembranças e curiosidade.

No primeiro texto, em uma apresentação o vice-presidente Tomoyuki Suzuki, numa conferência internacional em fevereiro nos EUA, mostrou os caminhos da empresa no desenvolvimento de sensores digitais desde 1979, até as atuais pesquisas de sensores com tecnologia de retro iluminação, sensores 3D e até a possibilidade da criação futura de um sensor esférico. Apenas o titulo do texto me pareceu um pouco fora de contexto, pois afinal fotografia e vídeo já são uma coisa só, praticamente sempre foram pois um gerou o outro e ambos sempre geram aperfeiçoamentos que beneficiam as duas linguagens.

Lembrei das discussões sobre a qualidade das imagens digitais em relação aos filmes, da qualidade de sensores CCD ou CMOS, e de uma experiência única com a câmera Sony Mavica, grande e desajeitada com seu disquete 3.5" e resolução VGA, mas era uma grande novidade em 2000 (quando, ou se, encontrar estas imagens posto aqui).

Estas discussões foram todas, ou pelo menos quase todas, superadas, os sistemas digitais se desenvolveram e hoje nem mesmo os mais saudosistas se imaginam sem um computador e todas suas possibilidades. ( veja o exemplo de Sebastião Salgado, declarando que usa digital).

Hoje temos milhares de modelos de câmeras digitais à disposição, vemos praticamente todos familiarizados com esta tecnologia.

De outro lado, no mesmo texto, vemos que a empresa responsável por popularizar as câmeras digitais, assim como a Kodak o fizera nos tempos de filme, continua apostando em inovações para esta tecnologia, com novas pesquisas em sensores e com o desenvolvimento de uma tela flexível, aqui entra o segundo texto, onde podemos ver a demonstração desta tela exibindo um vídeo e sendo enrolada em um lápis.

Estes textos devem instigar a curiosidade de todos a uma questão: como serão as câmeras fotográficas do futuro?

Esta resposta é bem difícil.

Mas com estes rumos mostrados já podemos dar asas à imaginação...!



A Mavica, o inicio da popularização das câmeras digitais.

Tela flexivel, o futuro ?
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. A tendência é cada vez ficar melhor, se compararmos com as mais antigas.

    ResponderExcluir
  2. acredito keas makinas fotograficas sonao morreram ainda, porke ainda estao agonizando... nao tem jeito: os celulares vao tomar o lugar de tudo,nao ve kem nao ker..

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ainda haverá espaço para os dois equipamentos, mas as câmeras realmente perdem cada vez mais espaço para o celular.
    Elas deverão continuar a serem utilizadas pelos profissionais e entusiastas da fotografia, para o grande publico o celular realmente resolve.

    ResponderExcluir