link estudio

Mais uma homenagem.

Hoje é o dia internacional da mulher, e para celebrar o dia nada melhor que um texto sobre uma grande mulher escrito por outra. Por isso convidei uma grande amiga fotógrafa a escrever para o blog, uma companheira que também busca ir alem do olhar.

Seja bem vinda Salete!

“E por falar em dia das mulheres, por coincidência, acabo de concluir a leitura da biografia de Tina Modotti, escrita por Margaret Hooks.
Tina Modotti
Foto: Edward Weston, 1924
Tina era uma mulher de personalidade interessante e muito à frente de seu tempo. Nascida na Itália, em 1896, foi com a família para os EUA em busca de uma vida melhor. Lá conheceu Edward Weston, já consagrado fotógrafo, tornando-se sua modelo e posteriormente, sua aprendiz e amante.
Há quem diga que a aluna se saiu melhor que o professor, pois a fotos de Tina eram realizadas com extremo cuidado de composição, um bom aproveitamento da luz e demonstravam tamanha sensibilidade.
Ambos foram morar no México, sendo acolhidos pelo círculo intelectual local e onde Tina passou a registrar a classe trabalhadora e seu modo de vida, o que posteriormente se converteria em importantes imagens revolucionárias.
Com o retorno de Weston ao EUA, Tina continuou a se dedicar exclusivamente à fotografia, mas já estava mais engajada com a política revolucionária e assim suas imagens procuravam denunciar as injustiças sociais, o que demonstrava que, a cada dia, seu envolvimento com o Partido Comunista aumentava. Na década de 30, Tina já havia se tornado uma ativista e estava mergulhada nos ideais revolucionários e aos poucos deixava a fotografia.
Sua vida no cenário da política foi bastante conturbada, envolveu-se em escândalos (inclusive amorosos), foi acusada de espiã, expulsa do país e foi também personalidade importante na Guerra Civil Espanhola.
Infelizmente, Tina teve uma vida muito breve, morreu aos 46 anos enferma e solitária e a meu ver, seu envolvimento com a política, só antecipou sua morte, antes ela não tivesse abandonado a fotografia!!!!!!!!”

Salete Santos iniciou-se na fotografia em 1993, como um hobby, atuando posteriormente como fotojornalista. Decidiu estudar um pouco mais e ingressou no Bacharelado em Fotografia da Faculdade Sena e em seguida pós graduou-se em Criação Visual e Multimídia, pela Universidade São Judas. Atualmente atua numa universidade e desenvolve projetos pessoais.


Mais informações sobre Tina Modotti e mais imagens da fotógrafa.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Essas fotografias estao de muito bom gosto!!
    ParabénS -'

    ResponderExcluir
  2. Ola, Melanie. São uma pequena mostra da força das imagens de Tina.
    Obrigado pela participação e continue acompanhando!

    ResponderExcluir