link estudio

Exposição: Arquivo Peter Scheier.

Exposição do trabalho do fotógrafo alemão no Brasil representa os “anos dourados” do país.



A exposição é resultado de um mergulho no arquivo de aproximadamente 35 mil imagens do fotógrafo alemão Peter Scheier (1908-1979), realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, pertencentes ao Instituto Moreira Salles.

Comerciante judeu da pequena cidade alemã de Glogau, Peter Scheier se refugiou no Brasil em 1937. Construiu sua trajetória profissional em São Paulo, num momento de crescimento econômico do país e em contato com outros imigrantes que se instalaram aqui durante e após a Segunda Guerra Mundial. Scheier testemunhou aspectos marcantes das transformações da sociedade brasileira nos anos 1940 e 1950. Do ponto de vista formal, muitas de suas imagens – sobretudo os registros de arquitetura, da indústria e da metrópole São Paulo – constroem uma imagem idealizada dos “anos dourados” no Brasil. 


A mostra, sob a curadoria de Heloisa Espada, destaca a passagem de Scheier pela revista O Cruzeiro, nos anos 1940, seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950, bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Segunda a curadora: "O trabalho de Scheier foi pautado pelas transformações que marcaram o fotojornalismo internacional a partir dos anos 1930, por soluções formais de caráter moderno e por compromissos comerciais. Seu arquivo, como um todo, revela as ambiguidades de uma sociedade de muitas faces. Não apresenta uma síntese do Brasil, mas, antes, uma realidade de difícil leitura."






Exposição: Arquivo Peter Scheier

Curadoria
Heloisa Espada
Marina Barzon (assistente)

IMS Paulista - Galeria 3
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita
De 25 de janeiro a 24 de maio de 2020
Horário
Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h
Contato: (11) 2842-9120  imspaulista@ims.com.br


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário