link estudio

World Press Photo 2018

 A World Press Photo Foundation anunciou os resultados de seu 61º Concurso Mundial de Fotografia da Imprensa.

Fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt ganha prêmio World Photo Photo of the Year

A World Press Photo Foundation anunciou os resultados de seus renomados concursos, o 61º Concurso Mundial de Fotografia da Imprensa e o 8º Concurso Digital de Contação de Histórias da World Press Photo, em sua premiação anual em Amsterdã.

The World Press Foto do Ano

A World Press Photo do Ano homenageia o fotógrafo cuja criatividade e habilidades visuais criaram uma imagem que captura ou representa um evento ou questão de grande importância jornalística no último ano.

O júri, presidido por Magdalena Herrera, atribui o prêmio á fotografia de Ronaldo Schemidt intitulado 'Venezuela Crisis' - que também ganhou o primeiro lugar na categoria Spot News Single. A imagem mostra como José Víctor Salazar Balza (28) em chamas em meio a violentos confrontos com a polícia de choque durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro, em Caracas, Venezuela. Salazar foi incendiado quando o tanque de gasolina de uma motocicleta explodiu. Ele sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo grau. Schemidt (n. 1971) é fotógrafo da Agence France-Presse, com sede no México.

Magdalena Herrera, diretora de fotografia da Geo France e presidente do júri, disse sobre a escolha da World Press Photo of the Year:
"A foto do ano tem que contar um evento, isso é importante o suficiente, também tem que trazer perguntas ... tem que se engajar e tem que mostrar um ponto de vista sobre o que aconteceu no mundo este ano."

Ela descreve a fotografia vencedora:
“É uma foto clássica, mas tem uma energia instantânea e dinâmica. As cores, o movimento e é muito bem composto, tem força. Eu tenho uma emoção instantânea ...

O membro do júri Whitney C. Johnson, vice-diretor de fotografia da National Geographic, também acrescentou:
"É bastante simbólico, na verdade. O homem, ele tem uma máscara no rosto. Ele veio para representar não apenas a si mesmo e a si mesmo em chamas, mas uma espécie dessa idéia de queima da Venezuela."

O membro do júri Bulent Kiliç, principal fotógrafo da Turkey Agence France-Presse, também acrescentou:
“E há um pequeno detalhe na foto. Havia uma arma na parede. Ele lê "paz". Isso significa paz. Isso também faz com que essa imagem seja forte. ”

O membro do júri Eman Mohammed, fotojornalista, também acrescentou:
“Isso apenas dá a você a sensação de mais poder para as pessoas. Para os que falam."

Novo processo de divulgação este ano

A fundação anunciou os nomeados em cada categoria do Concurso de Fotografia, o Concurso de Contação Digital e os seis nomeados para o World Press Photo do Ano em 14 de fevereiro. Todos os vencedores, incluindo o World Press Photo do Ano, foram revelados no Awards Show em Amsterdã.




Concurso de Fotografia da Imprensa Mundial de 2018

O concurso é gratuito para entrar e fazer inscrições de todo o mundo: 4.548 fotógrafos de 125 países enviaram 73.044 imagens. Um total de 42 fotógrafos de 22 países foram premiados em oito categorias.

Um grupo de profissionais reconhecidos internacionalmente reuniu-se em Amsterdã para julgar todas as inscrições. O júri é independente e todas as inscrições foram apresentadas anonimamente. Um secretário sem direito a voto salvaguarda a imparcialidade do processo, que é explicado integralmente aqui . A equipe, a diretoria e os parceiros da World Press Photo Foundation não podem direcionar as decisões do júri.


Prêmios

O primeiro prêmio, o World Press Photo do Ano, traz um prêmio em dinheiro de 10.000 euros. Além disso, a Canon apresentou ao fotógrafo vencedor uma seleção de equipamentos de câmera.

Os indicados têm suas viagens e hospedagem pagas pela Fundação World Press Photo a Amsterdã para que possam participar do Show de Premiação e do World Press Photo Festival , um evento que acontece de 13 a 14 de abril com apresentações de fotógrafos, exibições e palestras. Eles também recebem um diploma e um Golden Eye Award no Show Awards.

Exposição de 2018

As fotografias premiadas são montadas em uma exposição que viaja para 100 locais em 45 países e é vista por mais de 4 milhões de pessoas por ano. As fotos vencedoras também são publicadas no anuário anual, disponível em vários idiomas. O primeiro World Press Photo Exhibition 2018 é aberto em De Nieuwe Kerk, Amsterdã, em 14 de abril de 2018. Saiba mais sobre a exposição em Amsterdã .


Concurso de Contação Digital de Histórias Mundiais da World Press de 2018


O Concurso de Contação Digital de Histórias premia aqueles que produzem as melhores formas de jornalismo visual possibilitadas pelas tecnologias digitais e pela disseminação da Internet. O concurso está aberto a contadores de histórias digitais, jornalistas visuais e produtores, com trabalhos que incluem o trabalho de um jornalista visual profissional.

Galeria de todos os indicados do 2018 Digital Storytelling Contest
Neste ano, 308 produções foram submetidas ao concurso: 149 Short Form, 63 Long Form, 68 Immersive Storytelling e 28 Innovative Storytelling. 12 produções foram nomeadas nas 4 categorias.

Prêmios

Nomeados em cada categoria são convidados para o World Press Photo Festival em Amsterdã. Um representante de cada uma das produções indicadas tem suas viagens e hospedagem pagas pela World Press Photo Foundation. Os vencedores de cada categoria recebem um diploma e um Golden Eye Award, apresentados durante o Show Awards. Os projetos premiados são reunidos em uma exposição que viaja para locais selecionados.

Sobre o World Press Photo Foundation

Somos uma plataforma global que conecta profissionais e audiências por meio de jornalismo visual confiável e narração de histórias, fundada em 1955, quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso (“World Press Photo”) para expor seu trabalho a um público internacional. Desde então, o concurso tornou-se o concurso de fotografia de maior prestígio do mundo e, através do nosso bem-sucedido programa de exposições em todo o mundo, apresentamos a milhões de pessoas as histórias que importam.

A World Press Photo Foundation é uma organização sem fins lucrativos, criativa e independente, sediada em Amsterdã, na Holanda. Recebemos apoio da Loteria Postal Holandesa e somos patrocinados mundialmente pela Canon.

Fonte: World Press Photo Foundation 


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário