link estudio

A primeira fotografia do Brasil.

Em janeiro de 1840 o Brasil conhecia a daguerreotipia, era o incio da fotografia no país.

A primeira fotografia do Brasil.- Louis Compte 1840.

Em 17 de janeiro de 1840, o “Jornal do Comércio” informa sobre a última novidade tecnológica surgida na Europa que acabara de chegar ao Brasil:

"É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer ideia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe, o Mosteiro de São Bento e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista"....

Veja a reprodução da noticia aqui.

Local da primeira fotografia no Brasil.- Google Maps.

A noticia referia-se ao dia 16 de janeiro de 1840, quando o abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês (corveta franco-belga L’Orientale) que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro, trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a Daguerreotipia no país.

Além da primeira imagem de processo fotográfico produzida na América do Sul a imagem de Compte é uma das primeiras, em toda a história da fotografia, em que aparecem, com nitidez, pessoas e animais em um logradouro público.

O momento histórico, seguido por mais duas demonstrações do funcionamento do processo, inclusive uma ao imperador D. Pedro II no dia 20 de janeiro, que dois meses depois tornava-se o primeiro fotógrafo brasileiro, com apenas 15 anos de idade; teve impacto na história da fotografia, pois a coleção que foi reunida durante vários anos pelo Imperador, é o maior e mais diversificado acervo de fotografia oitocentista constituído por um particular.

Monumento à primeira fotografia no Brasil. Pref. Rio de janeiro-2016.

Em 2016 o local recebeu o Monumento à Primeira Fotografia feita na América do Sul. Instalada entre o Paço Imperial e o prédio anexo da Alerj, a obra foi oferecida ao Rio de Janeiro pela Prefeitura de Paris e faz parte do programa de comemoração dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil.

Uma forma de perpetuar uma historia, ainda hoje, pouco conhecida pelos brasileiros.

Fontes: Biblioteca Nacional, Prefeitura do Rio de Janeiro
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário