link estudio

Exposição: Elliott Erwitt- Vida de Cão

Exposição do melhor fotógrafo do melhor amigo do homem, chega em São Paulo.


Elliott Erwitt é um dos grandes nomes da fotografia documental. Sua principal característica é um olhar criativo carregado de ironia que se reflete em suas fotografias.

Filho de emigrantes russos, ele nasceu em Paris em 1928, viveu os primeiros dez anos na Itália e depois, a partir de 1941, passou a morar nos EUA. Formou-se em cinema em Los Angeles e, em 1953, começou a trabalhar na agência Magnum, convidado por um dos fundadores, o húngaro Robert Capa.

"Trata-se de reagir ao que você vê, espero que sem preconceitos. Você pode encontrar imagens em qualquer lugar. É simplesmente uma questão de perceber as coisas e organizá-las. Você só precisa se preocupar com o que está à sua volta e tem uma preocupação com a humanidade e a comédia humana" - Elliott Erwitt


Elliott Erwitt é um observador do cotidiano, neste universo das situações mais simples do dia a dia um de seus temas favoritos é o mundo canino, os cachorros permanecem uma constante fonte de inspiração desde a sua primeira fotografia relacionada a esse assunto, em 1946.

A exposição que chega a São Paulo, tem curadoria de João Kulcsár e conta com 50 fotografias em preto e branco realizadas em diversos países - inclusive o Brasil - entre os anos de 1946 e 2004, ele mostra como nosso relacionamento com estes animais tem raízes na semelhança mútua e na emoção. As afinidades que temos com o ‘melhor amigo do homem’ são apresentadas de modo afetuoso e engraçado, mas ao mesmo tempo estético e crítico das nossas relações.

"Suas imagens são permeadas de elementos autobiográficos e representam o que ele é diariamente: uma pessoa irônica e bem-humorada, que atende à condição humana com um olhar compassivo. Esta mostra não é sobre cachorros, é sobre nossa coexistência - como nos relacionamos, vivemos, sofremos e amamos o nosso semelhante e a nós mesmos; sentimentos esses evocados em suas imagens que se criam atemporais." - João Kulcsár - curador


Exposição: Elliott Erwitt- Vida de Cão

Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1.313
de 04 de julho a 24 de setembro de 2017
diariamente, das 10h às 20h (com entrada permitida até 19h40)
Gratuito.

Fonte: SESI-SPMagnum Photos
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário