link estudio

Exposição coletiva: Caminhos da Arte.

Imagens realizadas por alunos do curso de fotografia oferecido pelo projeto Caminhos da Arte

Foto de Gleice Kelly Barbosa – Aluna participante do projeto 

O fotógrafo Daniel Kfouri e os 25 jovens do Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo, que participaram do curso de introdução à fotografia oferecido pelo projeto Caminhos da Arte, da Aymberê Produções Artísticas, dão vida à exposição coletiva “Caminhos da Arte: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”. A mostra fica em cartaz na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão, entre 20 de maio e 1º de julho, com visitação de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A exposição reúne imagens que revelam os olhares atentos dos jovens ao instante, aos movimentos, às linhas, às formas, às cores e à descoberta dos espaços e de seus habitantes (humanos ou não), com temas que variam entre o documental e o imaginado.

Os fotógrafos iniciantes exploraram vários elementos presentes nas obras dos artistas que estudaram ao longo do curso, como as cores intensas de Frida Kahlo; o desvirtuamento da escala dos objetos, os jogos com a geometria e o reflexo de Daniel Kfouri; as descobertas reais e surreais de Tuca Vieira; e a urbe geométrica, cheia de vazios, de Felipe Russo.

A ideia da mostra coletiva é retratar os contrastes de uma cidade improvável, que é ao mesmo tempo urbana e rural, animal e humana, banal e inesperada. As fotos foram captadas dentro da sede da Viação Cometa, empresa patrocinadora do projeto, nas ruas do Parque Vila Maria e no Parque Ibirapuera.

Ministrado por Patricia Marchesoni, Ricardo Rios e André Spinola e Castro, o curso contou com aulas práticas e expositivas, que aconteceram entre agosto e novembro de 2016, e tinham a missão de aproximar os jovens ao universo da fotografia.

Os alunos aprenderam a construir câmeras primitivas (pinhole) e técnicas de fotografia digital. Ainda durante o curso, Kfouri foi até a escola EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves e conduziu uma conversa com os estudantes sobre suas obras e carreira, que terminou em uma saída fotográfica.



Sobre o projeto Caminhos da Arte


Concebido pela Aymberê Produções Artísticas, o projeto Caminhos da Arte tem a proposta de aproximar a arte do cotidiano dos jovens e mostrar que a experiência sensorial e estética também pode ocorrer fora das galerias conceituais. A primeira edição contou com uma exibição individual do fotógrafo Daniel Kfouri, o curso de Introdução à Fotografia, visitas à exposições e uma atividade formação de professores.


Os Participantes


Daniel Kfouri - Artista Convidado
Começou a fotografar em 2001, após trabalhar por seis anos como designer gráfico para revistas e sites. Como fotógrafo, trabalhou para revistas da Editora Abril, Folha de S. Paulo, The New York Times, agências de notícias internacionais e Nike Global. Vencedor de três prêmios internacionais de fotografia, 1º lugar no Grand Prix Photo Saint-Tropez 2016, na categoria Grand Prix Canon; além do 2º lugar no Picture oftheYearLatinAmerica 2011 e 3º lugar no World Press Photo 2010, ambos na categoria de esportes, teve seu trabalho exposto em diversas galerias e centros culturais do Brasil e exterior. Entre suas mostras individuais estão “Heróis” (2015), exposta na DOC Galeria, em São Paulo, e no Museu de Sant’Ana, durante o 5º Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, e a exposição “Não Para” (2013), no Sesc Ceilândia, em Brasília. O esporte é tema recorrente em sua produção, tendo produzido uma série sobre o futebol de várzea. Porém, a temática do seu trabalho é mais ampla, podendo ser situada em uma zona de fronteira entre arte visual e vida social, pois se realiza em imersões de ordem documental, em caminhadas onde o olhar fotográfico do artista encontra sintonia com os acontecimentos do mundo. Mais informações em http://danielkfouri.photoshelter.com

PatriciaMarchesoniQuillici – arte-educadora

André Spínola e Castro – fotógrafo, criador e professor da escola de fotografia Rever

Ricardo Rios – fotógrafo e professor de fotografia da escola Rever

Sobre a Aymberê Produções Artísticas


Graduada em Relações Públicas pela USP SP, com pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor e Gestão Cultural, Patricia Souza Ceschi trabalha com produção cultural há mais de 15 anos. Em 2010, juntamente com o artista plástico Breno Menezes, fundou a Aymberê Produções Artísticas Ltda, aonde vem se dedicando à produção e criação de trabalhos artísticos nacionais e internacionais em diversas linguagens. Mais informações em http://www.aymbere.com.br/


Exposição “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”

Quando: 20 de maio a 1º de julho
Abertura: 20 de maio, às 15h
Visitação: De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h
Onde: Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão
Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo
Entrada: Gratuita

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário