10 abril 2017

Maio Fotografia no MIS 2017

  Confira as atrações do Maio Fotografia no MIS deste ano.


Anualmente, o MIS dedica um espaço na agenda de programação para mostras exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Este ano serão apresentadas sete exposições:

Revista Camera – A fotografia dos séculos XIX e XX traz uma seleção de imagens da coleção que Allan Porter foi construindo durante os anos em que esteve à frente da cultuada revista de fotografia Camera (1966-1981).

Farida, um Conto Sírio* apresenta o trabalho inédito do brasileiro Mauricio Lima, que acompanhou durante seis meses o fluxo migratório de refugiados do Oriente Médio à Europa, tornando-se com este ensaio o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Pulitzer (2016).

A mObgraphia Cultura Visual integra a programação do Maio Fotografia no MIS e traz três exposições: Avessos e paradigmas, com obras dos veteranos German Lorca, Maureen Bisilliat, Nair Benedicto e Penna Prearo fotografando pela primeira vez com celular; A arte da observação urbana, do coletivo internacional Hikari Creative, formado por premiados fotógrafos internacionais, com suas produções feitas por smartphones, e a segunda edição do Festival Latino-Americano de Mobgrafias (FLAMOB), que apresenta fotografias premiadas em seis categorias ─ Arte em mobgrafia, Documental, Retrato, Street, Preto e branco e Paisagem.
Mais informações em mobgraphia.wixsite.com/flamob2017

O Maio Fotografia ainda traz a mostra Passagens da inocência de Giullia Paulinelli, uma das artistas selecionadas pelo programa Nova Fotografia 2017.

Completa a programação uma curadoria especial feita com o acervo de fotografia do próprio MIS, intitulada Caçador e construtor, que tem entre seus destaques obras de Cristiano Mascaro, Arnaldo Pappalardo, Fernando Natalici e Gal Oppido.


PROGRAMAÇÃO PARALELA

O Maio Fotografia no MIS 2017 traz uma série de eventos paralelos. Todas as atividades são gratuitas e é necessário retirar senha quando realizadas no Auditório MIS e Auditório LABMIS.

3 de maio, quarta
19h30 | Conversa sobre a exposição Revista Camera – A fotografia dos séculos XIX e XX com Wulf Rössler (importante psiquiatra e detentor do acervo de Allan Porter), André Sturm (curador do Maio Fotografia no MIS), Patricia Lira (supervisora do CEMIS ) e Camille Chianca.
Local: Auditório MIS.

6 de maio, sábado
12h – 20h | Lançamento da coleção Foto MIS, série de livros que mostra a riqueza e a diversidade do acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som, produzidos em parceria com a SESI-SP editora. Cada livro aborda os aspectos mais importantes de cada coleção, por meio de uma seleção de fotografias ‒ muitas delas inéditas ‒, além de textos que as contextualizam (alguns deles com caráter histórico, outros literários). Alex Vallauri, Memória Paulistana, Lambe-lambe e Estrada de Ferro Madeira-Mamoré são as coleções abordadas nos quatro primeiros volumes.

14h | Conversa sobre a exposição Avessos e paradigmas com German Lorca, Nair Benedicto, Penna Prearo e Maureen Bisilliat.
Local: Auditório MIS.

FOTO FEIRA CAVALETE

6 e 7 de maio, sábado e domingo
O MIS recebe o evento voltado para amantes da fotografia, reunindo fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes, artistas visuais e produtores. O objetivo é oferecer todo e qualquer objeto fotográfico: impressões, publicações, fotolivros, fotozines, livros de artistas, caixas de fotografias, fotos soltas e também roupas e serviços como impressão fine art, conservação de arquivos etc. A Foto Feira Cavalete é organizada pela DOC Galeria | Escritório de Fotografia.

#FLAMOB TALKS

● 12 de maio, sexta
[hora a definir] :: Oficina Cecília São Thiago

[hora a definir] :: Palestra de Iatã Cannabrava

[hora a definir] :: Ver, pensar e decidir: um processo criativo
Os autores Márcio Vasconcelos e Diógenes Moura encontram o público para uma conversa sobre o processo que culminou com o livro e a exposição Visões de um poema sujo.

[hora a definir] :: Projeção Tumobgrafia 125 anos do Porto de Santos

● 13 de maio, sábado
10h :: Leituras de Portfolio

14h :: Tecnologia, comunicação, arte e cultura
Painel com Carlos Piazza, Leo Saldanha, No Mirror Mag

16h :: Superação 2020, o projeto continua
Retrospectiva do projeto Superação 2016 com a presença dos fotógrafos participantes, projeção das imagens e debate.

Cursos de fotografia
Introdução ao Fotojornalismo (20 de abril a 1º de junho); Fotografia de paisagens (2 a 11 de maio);Fotografia de moda (10 de abril a 10 de maio); Ensaios fotográficos (15 a 31 de maio) e Fotografia para câmeras compactas e smartphones (18 a 27 de abril). Em todos os cursos os alunos ganham um ingresso gratuito e participam de uma visita guiada pelo professor à exposição Maio Fotografia no MIS 2017.

Sobre o Maio Fotografia no MIS

Criado em 2012, o projeto Maio Fotografia no MIS, que tem curadoria de André Sturm, dedica cerca de dois meses por ano à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas cinco edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais, como André Kertész, Andy Warhol, Carlos Eber, Chico Albuquerque Claudio Edinger, Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Martin Parr, Valdir Cruz, Vivian Maier e Willy Ronnis.
exposição

Abertura 12 de abril, quarta, às 18h, entrada gratuita

HORÁRIO
12h-21h ter a sáb
11h-20h dom e feriados

INGRESSOS
R$6 (inteira)
R$3 (meia)

Fonte: MIS




Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot