link estudio

Livro: Hotel Fischer: Fotografia & Memória

História do hotel onde Jango se hospedava será contada em livro fotográfico


Uma praia praticamente intocada no sul do país era o lugar escolhido por João Belchior Marques Goulart, Presidente da República entre 1961 a 1964, como seu lugar de descanso. Antes de construir sua casa de veraneio, Jango, como era conhecido, hospedava-se no Hotel Fischer, em Balneário Camboriú (SC). O hotel era considerado um dos mais famosos do município e a primeira hospedaria de luxo da região.

Essa e outras histórias podem ser conferidas no livro “Hotel Fischer: Fotografia & Memória”, que será lançado no dia 20 de janeiro, no Sesc de Balneário Camboriú, às 19h30, em evento aberto ao público. A obra será distribuída gratuitamente e ficará disponível para download no blog  Hotel Fischer: Fotografia & Memória.


O projeto foi patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú e desenvolvido durante o ano de 2016 pelo Núcleo Catarinense de Fotografia. Os ex-proprietários do hotel, Klaus e Claudio Fischer, participaram intensamente da pesquisa, cedendo entrevistas e acompanhando a digitalização do acervo fotográfico, que possui mais de 500 fotografias relacionadas ao empreendimento, além de documentos complementares.

O Hotel Fischer foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 1957, na Barra Sul de Balneário Camboriú, e revelou-se uma importante contribuição para o desenvolvimento da cidade, sendo um marco da arquitetura, da hotelaria e do turismo no Brasil. Ao longo dos seus 52 anos de atividade, influenciou o desenvolvimento urbano e cultural da cidade. Em 2009, o Hotel Fischer fechou suas portas, e foi demolido em 2012.


Lançamento ‘Hotel Fischer: Fotografia & Memória’
DATA: Sexta-feira 20 de janeiro
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Sesc Balneário Camboriú - Av. Central, 360
Coordenador do Projeto: Sergio Antonio Ulber
Contato: sergioulber@gmail.com / 47 9 9915-6169






Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário