link estudio

10ª Semana de Fotojornalismo da USP

Evento debate profissão na atualidade, com palestrantes de grandes veículos, debates, workshop e concurso cultural com premiação.



Organizada pela Jornalismo Júnior da Escola de Comunicações e Artes da USP, o evento reunirá fotojornalistas, pesquisadores, professores, entre outros profissionais para discutir o uso da fotografia na mídia. Entre os dias 21/11 e 25/11 na Casa de Cultura Japonesa da USP, ocorrerão palestras e atividades para inserir os participantes no contexto do fotojornalismo do Brasil e debater temas como a chegada de novas tecnologias e os desafios da profissão.

O desenvolvimento da tecnologia nos levou a uma época conhecida como a era da imagem. O fotojornalismo acompanhou essa evolução e evidentemente é afetado por essas transformações. Como ocorreram as mudanças nos últimos 10 anos? Qual é o impacto que o fotojornalismo tem hoje em dia? E quais são os novos desafios que a profissão apresenta? Essas são questões comuns para quem está ou pretende seguir na carreira e o evento reunirá especialistas para respondê-las.

Integrantes de grandes veículos do país participarão do evento, como Armando Fávaro e Gabriela Biló do Estadão; Marlene Bérgamo da Folha de S. Paulo; João Marcos Rosa da National Geographic e Ana Carolina Fernandes do Nexo Jornal; além de professores e pesquisadores de grandes universidades, como Mônica Zarattini, Wagner Souza e Silva e Atílio Avancini da USP e Simonetta Persichetti da Cásper Líbero. O evento ainda contará os fotojornalistas independentes Sérgio Silva e Vinícius Gomes e representantes do Mídia Ninja, Coletivo Garapa, Afroguerrilha, Remirar e do fotocoletivo R.U.A.

No dia 23/11 ocorrerá um workshop com o fotojornalista Vinícius Gomes, conhecido por fazer coberturas de manifestações populares à questão racial e a fotografia urbana. Em seguida, será realizada uma saída fotográfica, em que os presentes poderão participar de um concurso cultural.

Elaborado há 10 anos, o concurso presenteará os cinco primeiros lugares, com prêmios como uma câmera Canon T5i, curso profissionalizante de um ano da Escola de Fotografia Fullframe, cursos online da Impacta Treinamentos e exemplares do livro "Sebastião Salgado - Da minha terra à Terra".
O evento será realizado com o patrocínio das revistas Fotografe Melhor e Piauí, Editora Europa, grupo Companhia das Letras, Instituto Moreira Salles, grupo Impacta, escola de fotografia Fullframe e da empresa especializada em materiais de foto, vídeo e cine, World View.

Para participar da 10ª Semana de fotojornalismo é necessário levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento e se inscrever pelo site http://www.semanadajornalismojunior.com.

Também é possível ver mais informações no evento do facebook.

Programação:

Segunda-feira (21/11) às 19h
Tema: O Impacto do Fotojornalismo
Mediadora: Simonetta Persichetti (Cásper Líbero)
Palestrantes: Armando Fávaro (Estadão), Mônica Zarattini (USP), João Marcos Rosa (National Geographic)                                        
Terça-feira (22/11) às 19h
Tema: Novas Tecnologias
Mediador: Wagner Souza e Silva (USP)
Palestrantes: Mídia Ninja e Coletivo Garapa.

Quarta-feira (23/11)
Workshop às 14h com Vinícius Gomes na Impacta Treinamentos (Av. Paulista, 1009).
Saída Fotográfica às 16h

Quinta-feira (24/11) às 19h
Tema: Desafios da Profissão
Mediador: Vinicius Gomes (Afroguerrilha e Remirar)
Palestrantes: Marlene Bérgamo (Folha de S. Paulo), Sérgio Silva (fotojornalista independente), Ana Carolina Fernandes (Nexo)

Sexta-feira (25/11) às 19h
Tema: Retrospectiva dos Últimos 10 Anos
Mediadora: Isabella Lanave (fotocoletivo R.U.A.)
Palestrantes: Gabriela Biló (Estadão) e Atílio Avancini (USP)
Premiação dos vencedores do 10º Concurso Fotográfico e Coffee end às 21h



10ª Semana de Fotojornalismo da USP
De segunda-feira, 21, a sexta-feira 25 de novembro
Casa de Cultura Japonesa - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - USP
Av. Prof. Lineu Prestes, n° 159, Cidade Universitária - Butantã, São Paulo - SP. 05508-000

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário