link estudio

Criatividade nos ensaios de recém-nascidos

Casal de fotógrafos dá dicas de como manter a criatividade nos ensaios de recém-nascidos

 


É comum encontrar trabalhos muito parecidos, ou até mesmo idênticos, de fotógrafos de recém-nascidos. Depois de aprender as técnicas de iluminação, cuidados com o manuseio do bebê e as poses que fazem sucesso entre os pais, diversos profissionais tendem a se acomodar numa fórmula. A receita pode até funcionar para a entrega do produto, mas não faz com que o fotógrafo se destaque entre os inúmeros portfólios que estão disponíveis no mercado.

Para os palestrantes da 5ª edição do Newborn Photo Conference, Marcus Aurelio e Weronica Eller, a criatividade depende do tempo dedicado a cada ensaio, da inclusão harmônica dos elementos que cada família traz e, sobretudo, da busca de referências e inspirações. O casal, que há 4 anos fundou o Estúdio Digachis, em Cuiabá, mantém como assinatura uma estética clean e moderna, mas carrega nos seus ensaios elementos inusitados e divertidos.

Eles contam, que muitas das ideias novas vêm do constante estudo e acompanhamento de outros fotógrafos: “Nós olhamos muito o trabalho dos outros, e acho que isso ajuda muito a ser criativo porque, mesmo que não façamos igual, vemos que é possível fazer. As inspirações ajudam muito”, afirma Weronica.


Cópia X Inspiração

No entanto, cópia e inspiração são duas atitudes completamente distintas, segundo Weronica: “Acho natural as pessoas copiarem, principalmente quem está começando. Eu não ligo, eu não me importo quando vejo fotos iguais as nossas, com a mesma pose, o mesmo acessório. Agora pra fazer diferente, a gente não pode copiar mesmo, fazer exatamente igual, a gente precisa se inspirar. São duas coisas diferentes”.

Uma dica de Marcus é olhar uma fotografia e não tentar fazer igual, mas extrair alguns elementos e adaptar para o seu trabalho: “Por exemplo, a última foto que eu vi da Kelley Ryden, ela postou um bebê numa espécie de rede feita de galhos. Isso abriu uma nova possibilidade para nós, de ver que esse tipo de produção é possível. Eu não vou fazer igual, mesmo porque as pessoas vão reconhecer. Eu posso tentar fazer a mesma pose ou mesmo guardar isso e usar outra hora, outro contexto”, conta Marcus.

A busca pela inspiração depende do gosto, do estilo e da necessidade de cada fotógrafo. “Se você quer melhorar as suas fotos no cesto, por exemplo, você tenta acompanhar alguém que você acha que é bom nisso”, diz Weronica. E completa: “E não é só olhar as fotos. Muitas vezes eles postam dicas e vídeos sobre como fazer, você também pode buscar entrevistas onde eles contam como começaram, por exemplo. De lá, você pode tirar informações úteis”.

O céu é o limite

“Como aqui no Brasil muitas pessoas fazem ensaios bem parecidos, fica parecendo que o Newborn tem uma forma só de se fazer, a forma certa. As pessoas vêm perguntar ‘Como eu faço isso aqui?’. Queremos mostrar para as pessoas que não existe uma estética de newborn, as possibilidades são ilimitadas e tem pessoas que trabalham de formas totalmente diferentes”, afirma Weronica.

E Marcus completa: “Uma vez, um professor meu me falou que criatividade é conhecimento. E eu concordo com isso. Uma pessoa criativa não é um eremita que mora sozinho e de repente fala ‘Vou inventar a roda!’. Como ele está fora do mundo, ele não sabe que a roda já foi inventada há muito tempo. Uma pessoa criativa é totalmente o contrário de uma pessoa isolada, é uma pessoa conectada. Se você tem muita conexão, se você tem muita coisa, é natural que você pense coisas diferentes”.


Newborn Photo Conference

Durante a 5ª edição do Newborn Photo Conference, o casal analisará o trabalho de diversos profissionais que influenciam a sua fotografia e outros que são grandes referências para variadas estéticas. A análise abrangerá fotografias para todos os gostos, desde fotógrafas que utilizam cores pastéis até aquelas que preferem os tons mais fortes, tratamentos mais quentes (alaranjados ou avermelhados) ou frios, estéticas rústicas ou clean, entre outros estilos.

Além disso, eles apresentam muito do seu próprio trabalho durante a prática, dando dicas de técnica, iluminação e, principalmente, composição criativa de cenários. O evento é uma oportunidade imperdível de aprender com os melhores fotógrafos nacionais e internacionais da cena Newborn.


Newborn Photo Conference
Data: 20, 21 e 22 de abril de 2015
Local: Teatro Gazeta
Avenida Paulista, N 900 - Bairro: Bela Vista
São Paulo | SP
Vendas: (11) 3021-3335
http://newbornphotoconference.com.br/2015/matricule-se/







Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário