link estudio

Fotógrafos em destaque no Oscar 2015.

Dois documentários sobre fotógrafos estão concorrendo a estatueta deste ano.


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira (15/01) os indicados ao Oscar 2015.

Na categoria de Melhor documentário a fotografia é destaque, dois dos filmes que concorrem nesta categoria são sobre grandes fotógrafos.

 "O sal da terra", documentário onde a vida e o trabalho de Sebastião Salgado nos são revelados  pelas lentes cinematográficas de Wim Wenders e de seu filho, Juliano Ribeiro Salgado.

Em 40 anos de carreira, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu o mundo como testemunha de uma humanidade em plena transformação, registrando eventos trágicos de nossa história recente.

Em seu mais recente projeto, Genesis,  se dedicou à descoberta de territórios virgens e suas grandes paisagens, ao encontro de uma fauna e de uma flora selvagens num gigantesco estudo fotográfico que contempla a beleza do planeta.  A partir deste ponto de vista, ele decide filmar um documentário sobre essas viagens. Além disso, este é um emocional documentário sobre pai e filho relações do fotógrafo e da vida quotidiana da família de Salgado.

Juliano Salgado estava em Berlim, quando recebeu a notícia da indicação de "O sal da Terra". Ele acredita que a mensagem de esperança do documentário foi essencial para o sucesso junto aos eleitores do Oscar:

"Esse filme tem uma mensagem muito forte para passar. Por ele, a gente vê as coisas através dos olhos do Sebastião, consegue arrumar um jeito de ter esperança apesar dos problemas e do pessimismo no mundo. É uma ideia de que é possível fazer um amanhã melhor. É uma sorte termos sido indicados e podermos compartilhar essa mensagem com mais pessoas."

Depois do anúncio das indicações, Juliano conta que falou com seu pai e tema do filme.

"Ele está emocionadíssimo, muito orgulhoso do filme. Agora vamos ver o que fazer. Não tenho ideia do próximo passo, se temos que fazer campanha, nada disso. O Wim está acostumado com isso, eu não. Mas estou extremamente feliz."

Filme de abertura do último Festival do Rio, "O sal da Terra" já havia marcado presença na atual temporada de premiações de cinema ao receber uma indicação no Spirit Awards.

Trailer do filme "The Salt Of The Earth":





Finding Vivian Maier é o documentário aclamado pela crítica sobre uma babá misteriosa, que secretamente tirou mais de 100 mil fotografias que estavam escondidos em armários e, descoberto décadas depois, já está entre os maiores fotógrafos do século 20. Dirigido por John Maloof e Charlie Siskel, vida e arte estranha e fascinante de Maier são reveladas através de fotografias nunca antes vistas, filmes e entrevistas com dezenas que achavam que a conhecia.

O corpo de trabalho maciço de Maier  viria à tona quando, em 2007, seu trabalho foi descoberto em uma casa de leilões local em Chicago Northwest Side. De lá, ele acabaria por afetar todo o mundo e mudar a vida do homem que defendeu seu trabalho e trouxe-o aos olhos do público, John Maloof.

Atualmente, o conjunto da obra de Vivian Maier está sendo arquivado e catalogado para a apreciação de outros e para as gerações futuras. John Maloof está no cerne deste projeto após reconstruir a maior parte do arquivo, tendo sido anteriormente dispersos aos vários compradores que atendem a esse leilão. Agora, com cerca de 90% de seu arquivo reconstruído, o trabalho de Vivian é parte de um renascimento do interesse na arte da fotografia de rua.

Trailer do filme Finding Vivian Maier:



A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar 2015 acontece em 22 de fevereiro.

Fontes: G1, Festival do Rio, O Globo
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário