link estudio

Palestra: Ansel Adams -vida e obra

Filho de Ansel Adams contou um pouco da história de um dos mestres da fotografia.


Michel Adams, filho de Ansel, esteve hoje em São Paulo falando sobre o trabalho e vida de seu pai.Michael acompanhou o pai em varias viagens nas quais ele realizou algumas das fotografias mais conhecidas de seu trabalho.

O evento foi aberto pelo fotógrafo e profº João Musa, que contou a experiência de conhecer nos anos 1970 os estudos de Ansel Adams, Musa destacou a importância da obra de Adams, lembrando que anteriormente à seus estudos o trabalho do fotógrafo se baseava na própria experiencia, criada na base da tentativa e erro.

Durante a apresentação, Michel mostrou algumas das imagens mais importantes da carreira do pai, mostrando sua trajetória, desde o lugar onde viveu quando criança, seu trabalho como musico, seu casamento, a troca da musica pela fotografia e sua paixão pela natureza.

Revelou que o pai fotografou colorido por encomenda, mas como a revelação dos filmes tinha de ser externa, feita pela Kodak, Adams não gostava deste trabalho e preferia o PB para controlar todo o processo de sua imagem.

O trabalho no laboratório era fundamental na obra de Ansel Adams, que desenvolveu o sistema de zonas, segundo Michel seu pai dizia que "a fotografia não é o que você vê, mas o que Eu quero que você veja."

Seu trabalho  foi de extrema importância para que outros fotógrafos tivessem a oportunidade de se expressar com suas imagens, portanto, um trabalho fundamental para o desenvolvimento da fotografia.

O evento foi uma prévia para sua primeira exposição na América Latina, que acontecerá em 2015.



A exposição *

A mostra "Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som" apresentará 180 obras do artista em temporadas em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Das 180 obras, 70 são fotos do acervo da Galeria Ansel Adams (EUA), 80 são fotos de acervos particulares e da família e 30 são objetos pessoais do artista, incluindo algumas de suas câmeras fotográficas.

Farão parte da mostra obras-primas do fotógrafo, como Monolith, The Face of Half Dome (1927), Valley View and Rainbow (1930) e Moon and Half Dome (1960).

Além das imagens, instalações sonoras fazem parte da exposição pois, antes de ser fotógrafo, Ansel também foi músico. Uma sala irá permitir que o público conheça seus objetos pessoais e ouça uma gravação original do artista ao piano.

O principal local de trabalho de Ansel, o Parque Nacional de Yosemite, também terá seus sons representados nos ambientes da exposição, proporcionando uma imersão no mundo do fotógrafo.

A exposição tem curadoria de Jeanne Adams, nora do fotógrafo, e do arquiteto Marco Antonio Ribeiro Alves, um dos sócios da BUMMUB, responsável pela vinda da exposição ao país.

A primeira cidade a receber a mostra é São Paulo, entre julho e agosto, no Instituto Tomie Ohtake. Depois segue para Belo Horizonte, de setembro a novembro de 2015; Curitiba, entre janeiro e março de 2016; e termina sua passagem pelo Brasil em Recife, de abril a maio de 2016.

Sobre Ansel Adams

Nascido na em San Francisco, Califórnia, em 1902, Ansel aprendeu a ler partituras e a tocar piano aos 12 anos.
Em 1916, ganhou de seus pais sua primeira câmera, uma Kodak No. 1 Box Brownie. Em 1919, passou seu primeiro verão em Yosemite Valley.
Em 1927, conhece o fotógrafo Edward Weston e fundam, cinco anos mais tarde, o Group f/64.
Em 1935, faz sua primeira exposição individual em Nova York.
Adams desenvolveu o famoso "sistema de zonas" para facilitar as possibilidades de controle criativo da fotografia.. Ele produziu dez volumes de manuais técnicos sobre fotografia, que são os livros mais influentes já escritos sobre o assunto.


Serviço
"Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som"

SÃO PAULO
Quando: Entre julho e agosto de 2015
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Rua Coropés, 88 - Pinheiros, São Paulo.
Quanto: Entrada gratuita

BELO HORIZONTE
Quando: Entre setembro a novembro de 2015
Onde: Ainda não definido

CURITIBA
Quando: Entre janeiro e março de 2016
Onde: Ainda não definido

RECIFE
Quando: Entre abril a maio de 2016
Onde: Ainda não definido

*Informações sobre a exposição foram obtidas no site Guia-UOL




Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário