link estudio

Exposição: "Marcas - imagens de São Paulo"

Centro Maria Antônia apresenta  mostra do projeto Cartografia de Direitos Humanos, que expõe marcos históricos das lutas sociais em São Paulo.

Casa de Detenção Carandiru. Foto: Acervo Iconográfico Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A exposição “Marcas - Imagens de São Paulo”, que integra o projeto “Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo”, tem o intuito de apresentar o resultado da pesquisa iconográfica sobre a história das lutas e das conquistas por direitos humanos que marcaram a cidade de São Paulo.  A exposição ficará no Centro Universitário Maria Antonia até o dia 17 de dezembro, no 1º andar do edifício Rui Barbosa, aberta para todos os públicos.

Com curadoria de André Bueno e Monica Alves, a exposição reúne acervo de diversas fontes, tais como de museus e outras organizações, artistas, militantes e repórteres. Como temática, destaca a resistência dos movimentos populares, dos trabalhadores, dos estudantes, dos homens e das mulheres que lutaram e lutam contra a desigualdade social. Resgata e torna acessível a preservação da memória dos direitos humanos, da identidade e da liberdade de expressão, por meio da fotografia artística e documental. A iniciativa busca estimular a sociedade a refletir sobre o significado dos direitos humanos, entendendo a linguagem fotográfica como direito e potencial para o desenvolvimento humano.

Movimento pela democracia racial 1978, teatro Municipal São Paulo. Foto:  Rosa Gauditano / Studio R

Curadores

André Bueno é especialista em Gestão da Comunicação - Políticas, Educação e Cultura pela ECA-USP, fotógrafo, educador, produtor cultural e assessor técnico do Cenpec. Desenvolveu o projeto Pontos de Vista (MIS, 2012).

Monica Alves é fotografa e realiza reportagens para diversos veículos de comunicação, como O Estado de S. Paulo, Zero Hora, G1, entre outros. Participou do curso Jornalistas em área de conflito armado (Exército Brasileiro/ONU, 2011).

União de Mulheres em manifestação na praça da Sé no dia 08 de Março de 1982. Foto: Acervo União de Mulheres 















Sobre o Projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo

 “Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo” é um projeto proposto pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos Democracia e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados, em parceria com o Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. Por meio de diversas linguagens artísticas, a iniciativa busca estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos e, ao mesmo, tempo conhecer a história das lutas e das conquistas por direitos humanos que marcaram a cidade.

Sob a coordenação da professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com a coordenação executiva de Rafael Borsanelli, chefe da Divisão de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o projeto tomou forma e traz em seu bojo uma metodologia que aproxima o público do assunto de maneira reflexiva. Para reunir as informações deste trabalho, está sendo lançado o site www.cartografiadh.iea.usp.br, com entrevistas em vídeo com jornalistas, militantes sociais e ativistas que vivenciaram a prática dos direitos humanos em São Paulo.

O site traz, ainda, um mapeamento - a cartografia  - de marcos espalhados pela metrópole que relembram e indicam os cenários associados à defesa dos direitos humanos. Nesse sentido, a cartografia mostra-se como uma importante ferramenta da plataforma digital. Dessa maneira, o público terá acesso a um conteúdo com referências que permitem conhecer o que são e quais são as histórias de luta pelos direitos na capital.

Acompanhe em www.facebook.com/cartografiadireitoshumanos

São Bernardo do Campo-SP 1978 Manifestação dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Acervo Oboré / Ricardo Alves

Exposição: "Marcas – Imagens de São Paulo"
Local: Centro Universitário Maria Antonia – USP (Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque) 
Data: 04 de novembro a 17 de dezembro de 2014           
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Entrada gratuita               
Mais informações http://mariantonia.prceu.usp.br
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário