link estudio

Semana da Fotografia de São José dos Campos

Semana da Fotografia que acontece de 14 a 19 de Agosto terá  cerca de 30 atividades.

Semana da Fotografia começa com palestra e homenagem a Shiyodi

A Semana da Fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo começa nesta quinta-feira (14), às 19h, no Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena 29 – Centro), com palestra do fotógrafo Ronaldo Entler e uma homenagem a Shiyodi Imoto. A entrada é gratuita.

Ronaldo Entler falará do percurso da fotografia, da química à eletrônica. “A apresentação vai trazer uma análise sobre como pensávamos a fotografia digital, além de uma ideia acerca da fotografia contemporânea nos anos 90 e como isso nos aparece hoje”, declara Ronaldo.

Formado em jornalismo pela PUC-SP e com pós-doutorado em Multimeios pelo Instituto de Artes, da Unicamp, Ronaldo atuou como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, entre 1991 e 1995. É professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Além da conversa, a FCCR fará uma homenagem a Shiyodi Imoto, dono de diversas câmeras fotográficas expostas em seu box no Mercado Municipal de São José dos Campos. Por trás de tantas lentes, o senhor Imoto esconde uma história intimamente ligada à fotografia. Ele foi um dos fundadores da Comissão de Fotografia e o idealizador do Laboratório de Fotografia da Fundação. O acervo de fotografias e câmeras de Imoto vai ser exposto na Galeria de Arte Helena Calil, onde o fotógrafo participará de um bate-papo neste sábado (16), às 9h30.

A Semana da Fotografia será realizada até terça-feira (19), com cerca de 30 atividades concentradas em cinco dias entre palestras, oficinas, exposições, exibições de filmes, intervenções, entre outras atividades.

A proposta do evento é descobrir e explorar os diversos percursos da fotografia na arte contemporânea, por meio de suas expressões tecnológicas, históricas e culturais. Com curadoria da fotógrafa Leticia Kamada, o tema da semana é “Percursos e Trajetos”, definindo caminhos que levam de ponto a ponto, viagens que percorrem diferentes espaços.

Exposições

Ao todo, quatro exposições serão abertas ao público no dia 14. Entre os destaques, está a “Corpo Vago” do fotógrafo Gal Oppido. O paulistano traz uma coleção de densas e poéticas imagens que capturam a luz incidindo sobre o corpo humano, em seus diversos estados. Desde 2001, ele ministra cursos de fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo. O fotógrafo fará uma palestra na terça-feira (19), às 19h, no Espaço Mário Covas.

O homenageado da Semana da Fotografia, Shiyodi Imoto, terá uma exposição dedicada a ele, com documentos, câmeras e equipamentos fotográficos, fotografias, entre outros objetos, que estarão expostos na Galeria de Artes Helena Calil (Largo São Benedito s/nº), sob a curadoria de Francisco José Ruiz Lacaz.

O fotógrafo Tuca Vieira vai participar da Semana com a exposição “Valle de la Muerte”, no Parque Vicentina Aranha. A mostra tem cenas panorâmicas do deserto do Atacama, na fronteira entre o Chile e a Bolívia. No sábado (16), o fotógrafo independente irá participar de um bate-papo, às 11h.

Outro destaque da semana é a Galeria Sobre Rodas, com 15 obras. Cinco fotógrafos convidados vão expor suas fotografias no vidro traseiro dos ônibus municipais de São José dos Campos, fazendo com que esses trabalhos circulem por toda a cidade.

Oficinas

Ainda restam poucas vagas para “Fachadas do Meu Bairro”, com Núcleo Fotográfico Eugênio de Melo. O restante das 240 vagas oferecidas para as 10 oficinas da Semana da Fotografia foram preenchidas em apenas dois dias, a partir de 4 de agosto. Durante a semana, os participantes terão contato com diversos desdobramentos da fotografia, seus processos criativos e modalidades.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. É um blog com cheio de informações mais recentes e espetacular - Este blog me ajudou a ganhar muito mais informações. Eu gostaria de apreciar o proprietário do blog por seus esforços.

    Fotografia de casamento

    ResponderExcluir