link estudio

Começa hoje o Festival Floripa na foto.


Floripa na Foto oferecerá palestras, exposições e workshops na capital Catarinense.

A terceira edição do Festival de Fotografia Floripa, ocorre entre os dias 27 e 30 de novembro no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com palestras gratuitas, além de workshops pagos, exposições e lançamento de três livros no dia 28 de novembro.

Esta edição emerge de uma proposta coletiva que envolve artistas, pesquisadores, educadores, fotógrafos e instituições parceiras que acreditam na fotografia como agenciadora de processos relacionais, e nessa confabulação de interesses vimos o Festival tomar forma com a mesma paixão das edições anteriores.

Nesse ano o evento desloca sua atenção para a necessidade de pensarmos a fotografia como um acontecimento em um tempo estendido, onde os processos educacionais se entrelaçam com os processos artísticos configurando uma nova apresentação do mundo.

Serão realizadas quatro palestras com fotógrafos renomados. No dia 27, Alexandre Sequeira falará sobre 'fotografia e poéticas', relacionando suas produções e trabalhos de outros artistas visuais. No dia 28, o tema 'processos, estratégias e meios' será apresentado Eustáquio Neves, que desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares.

Já no dia 29, Clício Barroso e Kazuo Okubo fazem uma exposição sobre 'fine art: mito ou necessidade?', relacionando com o mercado da fotografia artística no Brasil. E no dia 30, Evandro Teixeira palestra sobre 'a fotografia no contexto da história'.

Workshops 

A programação também inclui sete workshops, com valores entre R$ 390 a R$ 490: poéticas do encontro; fluxo digital e pré-impressão fine art; fotografias para arquitetura; fotografando o nu; processos, estratégias e meios; descondicionamento do olhar e fotojornalismo no cotidiano.

O evento também terá um espaço dedicado ao debate da fotografia no contexto da arte-educação, aberto para o envio de artigos e de relatos de experiência, que serão apresentados no evento e serão publicados na Revista Nupeart.

Paralelamente serão realizadas cinco exposições, todas com entrada gratuita. Além disso, as projeções incluem seleções de imagens que serão mostradas por meio de projeção com uma pequena contextualização dos autores.

Exposição

Após o encerramento do evento, no dia 12 de dezembro, será inaugurada a exposição 'Fotografia Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruídos', no Museu de Arte de Santa Catarina, com foco na produção fotográfica contemporânea. Também estão previstas a exposição 'Paulo Greuel na Coleção Gilberto Chateaubriand' e uma mostra de fotografias do acervo do MASC.

Fontes: G1 e Floripa na Foto.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário