link estudio

Prêmio World Press Photo 2013


Divulgados os vencedores do maior prêmio de fotojornalismo do mundo.

World Press Photo of the Year 2012 by Paul Hansen.


O júri internacional do 56° Concurso  Anual World Press Photo selecionou uma imagem de Paul Hansen do diário sueco Dagens Nyheter como o World Press Photo of the Year 2012. A imagem mostra um grupo de homens carregando os corpos de duas crianças mortas por uma rua na Cidade de Gaza. Eles estão sendo levados para uma mesquita para a cerimônia de sepultamento, enquanto o corpo de seu pai, é levado para trás em uma maca. O garoto de dois anos Suhaib Hijazi e seu irmão Muhammad morreram quando sua casa foi destruída por um míssil israelense. A mãe deles foi colocada em cuidados intensivos. A foto foi feita em 20 de Novembro de 2012 em Cidade de Gaza, Territórios Palestinos.

O júri atribuiu prêmios em nove categorias temáticas a 54 fotógrafos de 32 nacionalidades: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Jordânia, Malásia , Territórios Palestinos, Países Baixos, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, EUA e Vietnã.

O Brasileiro Felipe Dana foi premiado na categoria Questões Contemporâneas com Menção Honrosa. Com uma fotografia realizada em agosto de 2012 no Rio de Janeiro, na favela de Manguinhos para a Associated Press.

Natalia Gonzales, um usuário de crack de 15 anos de idade, posa para um retrato em uma área conhecida como "Cracolândia ' na favela de Manguinhos. Felipe Dana

Os membros do júri anunciou os vencedores em uma conferência de imprensa realizada no escritório World Press Photo em Amesterdão em 15 de Fevereiro.


O concurso é organizado pela World Press Photo uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã.

Veja a lista de todos os premiados 2013 aqui.

Veja a galeria das imagens vencedoras aqui.


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário