14 janeiro 2011

Utilize o poder das imagens em 2011!

Todos que gostam e trabalham com imagens sabem, ou deveriam saber, que a linguagem visual tem grande influência em seu 'leitor'.

Que tal utilizar esta característica da imagem a seu favor neste ano que se inicia?

Que nos dá esta dica é nossa amiga Salete Santos:

Mural 2011.


Mais um ano chega ao fim e é inevitável fazermos um balanço do que fizemos e deixamos de fazer durante o ano, se conseguimos ou não atingir nossas metas e por conseqüência fazemos novas promessas a serem cumpridas no ano seguinte.

Há várias maneiras de elencar esses objetivos, algumas pessoas simplesmente anotam na agenda, outras fazem uma lista numa folha de papel, mas uma das formas mais eficientes, segundos pesquisas recentes é o chamado ‘mural dos desejos’, o que eu chamaria de ‘mural dos meus objetivos’, que nada mais é que um mural ou quadro feito de cartolina, cortiça ou qualquer outro material similar, onde se coloca fotos, recortes de revistas, desenhos das nossas pretensões futuras.

Segundo a psicologia a linguagem do inconsciente é simbólica, por isso é mais fácil despertar e representar nossos reais desejos por meio de imagens. Partilha do mesmo pensamento o filósofo francês Regis Debray, ao afirmar que ‘ a imagem é benéfica porque é simbólica.’

Nos dias atuais há um predomínio da imagem sobre as palavras, ou seja, tudo o que um contemporâneo precisa saber, encontra-se naquilo que vê. A imagem visualizada ganhou tanta importância que não permite outras hipóteses explicativas. Nossa sociedade acredita tanto na visão que foi a primeira a colocar a visibilidade, a realidade e a verdade como sinônimas.

A visão é veloz, de grande alcance e nos permite receber e conservar um número infinito de informações numa fração de segundos, o que não acontece com a escrita. “A imagem é mais contagiosa, mais viral que a escrita” (Debray).

Daí, a importância do mural com imagens, e estas estarão influenciando nossos pensamentos ajudando a mente a focar nas coisas boas que desejamos.
Mas vale lembrar que não adianta apenas fazer o mural e esperar que as coisas aconteçam, é preciso tomar atitudes e avaliar cada passo e se necessário tomar outros rumos, mas mantendo o foco inicial.

Que tal aproveitar as férias para organizar seu mural de objetivos ?????

E grande realizações em 2011 !!!!!!


Salete Santos iniciou-se na fotografia em 1993, como um hobby, atuando posteriormente como fotojornalista. Decidiu estudar um pouco mais e ingressou no Bacharelado em Fotografia da Faculdade Senac e em seguida pós graduou-se em Criação Visual e Multimídia, pela Universidade São Judas. Atualmente atua numa universidade e desenvolve projetos pessoais.




Um comentário :

  1. Que beleza de artigo da Salete, muito bom mesmo.
    A conclusão "...é preciso tomar atitudes e avaliar cada passo e se necessário tomar outros rumos, mas mantendo o foco inicial....",
    matou a pau. É como seu sempre digo "Fé e Coragem, Sempre!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot