22 outubro 2010

Terceiro dia de Fórum Latino-Americano de Fotografia.

O terceiro dia do Fórum começou com a entrevista do fotógrafo italiano Paolo Gasparini conduzida pelo crítico/curador espanhol Horacio Fernandez.

Com uma breve apresentação os dois deixaram o palco para a projeção de um audiovisual de Gasparini sobre a cidade de São Paulo, produzido em parceria com a Unicamp. O vídeo traz imagens em PB de Gasparini realizadas no final dos anos 1990 na Capital Paulista, mostrando todo o contraste social desta metrópole e acompanhado de citações de Walter Benjamin, Foucault, Aristóteles e outros pensadores. Com uma bela trilha sonora, em grande parte assinada por Chico Buarque e outros artistas brasileiros. A narração em espanhol espalha textos de Laymert Garcia dos Santos, palavras críticas, fortes e pesadas sobre São Paulo e a dissolução da Áurea da cidade.

Depois de muitos aplausos ao final do vídeo, os dois retornam ao palco para iniciar as perguntas depois de um momento de plateia "atônita", como observou o próprio Gasparini, que entre uma resposta e outra "provocou" comentando que vê em muitos trabalhos atuais certa superficialidade.

Como disse Horacio Fernandez no inicio do dia: "graças aos artistas sabemos muito mais do que poderíamos saber sozinhos".

Paolo Gasparini.

Paolo Gasparini e Horacio Fernandez



2º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.
De 20 à 24 de Outubro de 2010.
Sala Itaú Cultural, Arena e Midiateca
Avenida Paulista, 149 - São Paulo -SP


Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot