link estudio

As construções de Brasília.

Dia da inauguração (laje de cobertura do edifício do palácio do Congresso Nacional), 1960
Crédito: Thomaz Farkas/ Acervo Instituto Moreira Salles

Em comemoração aos 50 anos da inuguraçãoe de Brasilia, a Galeria de Arte do SESI-SP, apresenta a exposição "As construções de Brasília". A mostra conta com 140 fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles e mais uma seleção de 60 obras de linguagens variadas, de artistas modernos e contemporâneos, que abordam a imagem da capital federal.

Organizada em dois núcleos, apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital e, também, obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.

O primeiro núcleo apresenta parte da valiosa coleção de fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas, que hoje integram a coleção IMS, realizadas em Brasília, sobretudo entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte. Essa parte da mostra traz também obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman sobre a edificação e os primeiros anos da capital.

No segundo núcleo da exposição, a imagem da capital aparece em trabalhos de linguagens variadas por meio de mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Rubens Mano, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz.

Veja alumas imagens da exposição aqui.

Galeria de Arte do SESI – Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1313- Metrô Trianon-Masp
Data: de 28 de setembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011.
Horário: Segundas-feiras, das 11h às 20h; Terça-feira a sábado, das 10h às 20h e Domingos, das 10h às 19h.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário