link estudio

A maior imagem do Universo.


Desta vez não falaremos da corrida pela maior fotografia do mundo feitas com as Gigafotos ( leia mais aqui ), mas da maior imagem já produzida até agora do nosso Universo.

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) através de seu satélite Planck, acaba de produzir o que seria a primeira imagem de doto o céu ao nosso redor, ou seja uma imagem de Todo o Universo.

A imagem foi produzida por um mapeamento de microondas do céu, realizado pelo satélite Planck que foi lançado em 2009 e finalizará esta missão em 2012, quando terá completado quatro mapeamentos de todo o céu, no site da ESA existe uma animação que ilustra como o Planck realizou esta varredura.

Técnicamente não é uma fotografia, já que foi escrita com ondas eletromagnéticas e não com luz, mas para os ciêntistas esta imagem já se torna um verdadeiro tesouro astronômico, pois abre as portas para novas pesquisas.

Já para a maioria de nós, pobres mortais, vem a ser uma curiosa e bela imagem de nosso mundo.

A maior imagem do nosso Universo.

Imagem de microondas sobreposta à imagem òptica.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário