link estudio

Fotografias merecem notas?


Uma noticia curiosa e que nos faz pensar um pouco, precisaríamos realmente classificar as fotografias com notas, como se fossem expressões aritméticas sempre certas ou erradas?

Os ditos "padrões estéticos impostos pela mídia", realmente são impostos ou simplesmente são aceitos? Estes tem qualidades que o façam merecer ser seguidos, ou apenas são copiados e imitados por comodidade?

A fotografia acontece na cabeça e não na câmera fotográfica, está é apenas o meio de registro.

Questionar é sempre bom, e apenas criticar demonstra um discurso vazio, como a caixinha que contém o celular.

Vejam a noticia, imaginem suas notas e façam exatamente o contrário do que diz seu slogan:


Câmera atribui nota para foto.
Produto faz uma análise da beleza estética da sua imagem.

"The camera that thinks, so you don´t have to"
"A câmara que pensa, assim você não precisa"

O designer de produtos Andrew Kupresanin desenvolveu um novo conceito de fotografia lançando um novo produto: a câmera Nadia.

Essa câmera está programada para avaliar esteticamente a sua fotografia, e logo após o “click”, ela apresenta uma nota sobre a imagem fotografada. A nota é dada em uma escala percentual de beleza visual.

O produto, na realidade, não é uma câmera, mas sim um Nokia N73 em uma caixa preta minimalista, e a idéia da designer, de acordo com a mesma, foi fazer uma crítica em relação aos padrões estéticos impostos pela mídia.

Fonte: PEGN


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário