BP alem do desastre ecológico o fotográfico.
Não bastasse o desastre ecológico provocado pelo vazamento de petróleo de uma de suas plataformas no Golfo do méxico, a BP Group encabeça um novo desastre, agora de Photoshop.
Em seu site sobre o acidente a empresa mostrou imagens do desastre adulteradas deliberadamente pelos fotógrafos da empresa. Isso é o que denuncia o jornal londrino Daily Mail . A reportagem detalha diferenças entre duas versões de uma imagem obtidas pelo site Gizmodo.
Em suas comunidades no Flickr e Facebook a empresa admitiu ter feito as alterações com Photoshop e diz que pediu a seus fotógrafos para parar de fazer esse tipo de retoque, declarou também que as imagens originais seriam disponibilizadas para comparação, tudo “em nome da transparência”.
É muito facil para a empresa colocar a culpa em seus fotógrafos, e dizer que pediu a eles que não mais o façam, porém a empresa deve apurar de quem partiu a "brilhante idéia" de manipular as imagens e divulga-las como sendo factuais.
Este fato levanta mais uma vez a questão da manipulação de imagens, até onde ela é aceita ou não.
Como forma de expressão artistica a manipulação de uma imagem é livre, mas quando falamos de ilustrar um fato, uma noticia, a ética do jornalismo deve, ou pelo menos deveria, prevalecer.
Nenhum comentário