23 dezembro 2008

O paulistano e o Natal.

Domingo, primeiro dia de verão, ultimo fim de semana antes do natal, e um programa característico de paulistano dividido em duas etapas: Mercado da Cantareira e av. Paulista.

O visual do mercado, seus aromas e sabores encantam aquela que esta lá pela primeira vez, e reforçam o gosto pelo lugar àqueles que já o conhecem.

Apresentar um lugar tão característico da cidade a um paulistano que não o conhece é sempre uma experiência interessante, percebemos o quanto a cidade é fascinante.

No mercado e nos seus arredores muitos paulistanos e não paulistanos, mas muitos mesmo, nas compras de natal, será que todos conhecem o lugar, suas histórias suas características, enxergam suas belezas, ou vêem ali apenas o local de aquisição de seu objeto de consumo?

Depois saída para fotografar a av. Paulista com sua decoração de natal. No dia característico de verão paulistano, uma tempestade de verão espantou os fotógrafos convidados. No lugar marcado lá estávamos, duas câmeras e dois olhares diferentes, o do fotografo, e o da iniciante.

Apresentar a fotografia a quem se inicia também é sempre uma experiência interessante, percebemos o quanto os olhares diferem, mesmo sobre o mesmo objeto.

Ali na paulista, depois da chuva, também muitos paulistanos e não paulistanos tinham o mesmo objetivo: admirar e registrar a decoração de natal. E ai um fato chama muito a atenção, a presença de muitos adultos, desmistificando a idéia de que o encantamento pelo natal, suas luzes e seu personagem característico, o papai-noel, sejam coisas apenas das crianças.

Percebemos que, mesmo no clima dito ‘duro’ da metrópole, este se rende ao clima natalino deixando o lado emotivo falar mais alto se encantando com a decoração.

Mais um momento que confirma a mais marcante característica da metrópole: o amor e o ódio que o paulistano sente por ela, pois lá também estavam as filas, o transito, a chuva...

Como resultado deste dia, várias imagens, uma delas está neste cartão, outras serão postadas depois.




Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot