link estudio

O fim da linha de câmeras 5D da Canon?

Rumores dizem que a Canon irá descontinuar sua popular e pioneira linha de câmeras 5D.


Se você ama a DSLR Canon 5D Mark IV e está esperando o anúncio de seu sucessor, prepare-se para uma grande decepção: a Canon decidiu declarar descontinuar sua popular e pioneira linha de câmeras 5D.

A Canon estava, em outubro de 2019 , trabalhando com a 5D Mark V para um lançamento até o final de 2020. Mas com um grande impulso em direção a câmeras sem espelho e a indústria lutando contra a devastação econômica causada pela pandemia de COVID-19 , parece que a câmera foi apagada do roteiro da Canon.

Canon Rumors  ouviu de uma fonte confiável que não vai não ser uma Canon 5D Mark V e que não haverá nenhum sucessor direto para a Canon 5D Mark IV.

"Disseram-me que a série EOS 5D está seguindo o caminho da série EOS 7D ", escreve Craig Blair, da Canon Rumors . “A fonte alega que o desenvolvimento da EOS 5D Mark V foi interrompido 'há algum tempo' […]”

Dado que ainda existem alguns fotógrafos que preferem DSLRs em vez de câmeras sem espelho por um motivo ou outro, a Canon pode estar trabalhando em uma câmera DSLR não-5D que pode satisfazer essa base de clientes cada vez menor.

"A fonte suspeita que existe algum tipo de desenvolvimento para agradar esses usuários, mas não sabia exatamente o que era", escreve Blair.

A Canon 5D original foi anunciada em 2005 e foi a primeira DSLR de tamanho 35mm (fullframe) com um tamanho padrão de DSLR (em oposição ao fator de forma de pega dupla da linha 1D). Em 2008, a Canon anunciou a Canon 5D Mark II, que causou um grande impacto como a primeira câmera Canon EOS a oferecer recursos de gravação de vídeo.

Depois de anos ignorando as câmeras mirrorless de quadro inteiro, enquanto a Sony dominava o nicho emergente, a Canon finalmente apresentou a EOS R em 2018 . Desde então, ele voltou sua atenção para conquistar o mercado sem espelho - a Canon concentrou todos os seus esforços de lente na RF em vez da EF em 2019 , e a empresa chegou a dizer em janeiro de 2020 que havia terminado o desenvolvimento de novas lentes EF , a menos que o mercado exigiu mais.


“Mesmo que eles anunciassem uma 5D Mark V hoje, seria praticamente 2021 quando chegasse às mãos da maioria dos fotógrafos que pretendiam atualizar”, escreve Alex Cooke, da Fstoppers , “e considerando a vida útil média de um corpo, que nos coloca em 2025-2027, quando esses fotógrafos estarão prontos para atualizar.

“Duvido que a Canon queira esperar tanto tempo para empurrar grande parte de sua base profissional em direção ao mirrorless quando estiver investindo tanto na linha de RF.”

Uma coisa é certa: porém, em apenas 15 anos e 4 gerações, a linha 5D já fez uma grande marca na história e evolução das câmeras.


Fonte: PetaPixel.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário