link estudio

1º Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

 Festival será um encontro para discutir fotografia e educação, na Vila Histórica de Paranapiacaba.


Nos dias 15 e 16 de setembro, a Vila Histórica de Paranapiacaba será plataforma de embarque para uma imersão educacional a respeito da fotografia na contemporaneidade. Com a proposta de trabalhar a potencialidade cultural existente na paisagem natural, o festival irá explorar o local como museu a céu aberto por meio de oficinas, debates, exposições e atividades diversas.

Em um território de aprendizagem criativo e lúdico, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba acontece para favorecer colaborações democráticas, discutir e compartilhar a memória, o patrimônio, a educação, a inclusão, os direitos humanos, o afeto, a empatia, a sustentabilidade, a cidade criativa e educadora, a alfabetização visual, a arte e a cultura.

"Esta Vila, que surgiu para abrigar os trabalhadores que construíram a linha ferroviária Santos-Jundiaí, foi fundamental para o desenvolvimento e identidade do Brasil. Nesta paisagem cultural, pretendemos reunir um grupo diversificado para trocar experiências, construir pontes e diálogos, promovendo sinergias, incentivando a participação social por meio de práticas criativas, técnicas, éticas e estéticas imagéticas e, assim, aprofundar questões da leitura crítica e construção da imagem no mundo contemporâneo.

Um Festival é uma ocasião para celebrar. Vamos festejar na Vila de Paranapiacaba!" -João Kulcsár


Alguns destaques do Festival:


DENISE CAMARGO  - "ESCREVIVÊNCIA"
15 de setembro - 10h  às 17h

ANDRÉ PENTEADO  - PROJETOS FOTOGRÁFICOS: PERCURSO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO
15 de setembro - 10h  às 16:30h

COLETIVO AMAPOA  - AQUILO QUE IMPORTA: A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PESSOAIS
​15 de setembro - 10h  às 17h

ED VIGGIANI  - ENSAIO DE FOTOGRAFIA, UM OLHAR ETNOGRÁFICO
​15 de setembro - 10h  às 17h

PAULO FEHLAUER  - SOBRE FANTASMAS: CONTAMINAÇÕES ENTRE FOTOGRAFIA E LITERATURA
15 de setembro - 10h  às 17h

EDER CHIODETTO  - FOTOGRAFIA: CURADORIA E ENSAIOS FOTOGRÁFICOS
15 de setembro - 10h  às 16:30h

RICARDO LUIS SILVA  - CAMINHAR-INVENTARIAR
Saída da estação Pref. Celso Daniel - Santo André
15 de setembro - 8:30h  às 17h

BEBETE VIÉGAS  - FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA
​15 de setembro - 10h  às 13h

LUCAS LENCI  - MERCADO DA FOTOGRAFIA AUTORAL
​16 de setembro - 10h  às 17h

VALDEMIR CUNHA  - OLHAR VIAJANTE, NARRATIVAS VISUAIS
​16 de setembro - 10h  às 17h

EXPOSIÇÕES


1968 – 50 ANOS DE HISTÓRIA PARA NÃO ESQUECER
​de Evandro Teixeira

“Evandro Teixeira, 1968 - 50 anos de história para não esquecer” tem fotografias de um dos mais importantes nomes do fotojornalismo brasileiro. Evandro fixou inúmeras imagens que marcaram a ditadura, estabelecida em 1964, com destaque a implantação do AI-5, no ano de 1968. Protestos, repressão militar, violência, arbitrariedade, são algumas das cenas que serão apresentas nesta mostra.


HISTÓRIAS DE BRINQUEDOS
​de Gabriele Galimberti

Com a pergunta do título em mente Gabriele Galimberti visitou mais de 50 países durante 2 anos registrando imagens de crianças com seus bens mais preciosos: seus brinquedos.  O Fotógrafo captou a espontaneidade e a naturalidade que envolve o brincar independente do território e de suas diversas origens.

BRECHÓ FOTOGRÁFICO

Durante o Festival acontecerá o Brechó fotográfico, onde estarão à venda: câmeras, lentes, flashes, acessórios fotográficos usados, papéis, filmes e tudo que se relaciona com fotografia!

Data: domingo, 16 de setembro de 2018
Horário: 10h às 16h

FEIRA DE PUBLICAÇÕES

Durante o festival teremos a Feira de Publicações: Um espaço para lançamentos e discussões sobre livros e visibilidade para editoras e produções independentes de fotolivros e zines, além de fotos autorais e objetos de fotografia.


ATIVIDADES DA FEIRA DE PUBLICAÇÕES

Sábado 15/09/2018
Bate papo - Mercado, distribuição e projeto gráfico de fotolivros
Fábio Messias e Viviane Vilela
Horário - 14h

Pensar o projeto gráfico do fotolivro é de extrema importância. A  escolha do papel, formato, capa, sequência das imagens somam-se ao trabalho do autor e se complementam. Este será um dos temas abordados no bate papo sobre fotolivros.

Como funciona o mercado de fotolivros? Quais são as formas de venda e distribuição dos livros? Qual o perfil do público que se interessa por fotolivros? Tais perguntas vão pautar a conversa O mercado de fotolivros: do projeto gráfico à distribuição e vendas

Bate papo - Conversa com o editor
Eder Chiodetto e Fabiana Bruno da Fotô Editorial
Horário - 16h30

O que caracteriza e particulariza um ensaio fotográfico para um fotolivro?  Por que o fotolivro se tornou um desejo autoral dos fotógrafos contemporâneos? Essas questões serão debatidas  entre os editores Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, que empreenderam a Fotô Editoral em 2016 como uma consequência natural das linhas de trabalho desenvolvidas no âmbito dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia do Ateliê Fotô, e hoje acumulam a experiência de serem editores de 13 livros publicados.

Durante a palestra os editores falarão do processo de edição de alguns dos livros da editora.

Lançamentos de livros 
17h30- 18h30

Antonio Florence | Intervalos Acidentais
Daniela de Moraes | Serra da Ermida 357
Davilyn Dourado | Chuva fora de lugar
Marcelo Costa |Lugar onde o tempo sofre
Marcio Scavone | Copo de luz
Paula Lyn | Vida Maria Zélia
Zé Bobby | De onde se vê o mar

Domingo 16/09

Clube do Fotolivro
Andressa Cerqueira e Livraria Madalena
Domingo,  14h

O Clube do Fotolivro é uma atividade em que pessoas inscritas previamente  aqui - levam os bonecos de seus fotolivros para a discussão do grupo. As inscrições para apresentar são exclusivas para quem possui um boneco em trabalho, mas qualquer um pode participar, sem precisar se inscrever, fazendo parte do debate. O intuito é promover e difundir a criação de fotolivros, gerando engajamento de público, ao mesmo tempo que auxiliando o autor no desenvolvimento de seu projeto.


Veja a programação completa no site do festival.


Festival de Fotografia de Paranapiacaba

Vila de Paranapiacaba
Santo André - SP
Rodovia Deputado Antonio Adib Chammas - SP 122
15 e 16 de setembro de 2018
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário