link estudio

O futuro IMS Paulista

IMS Paulista, o novo centro cultural, abrigará todas as atividades organizadas pelo instituto na cidade.


Realizando uma antiga aspiração e consolidando sua presença em São Paulo, o mais importante cenário cultural do Brasil, o Instituto Moreira Salles inaugura em 20 de setembro de 2017, uma quarta-feira, um novo endereço: Avenida Paulista, 2424.

Serão sete andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quarto pavimento o ambiente de entrada e convívio do centro cultural, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista contará também com um cineteatro – onde acontecerão mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca, salas de aula, uma loja/livraria e um café-restaurante.


Segundo Flavio Pinheiro, superintendente-executivo do instituto, quem for ao IMS Paulista sempre poderá visitar uma exposição relacionada ao acervo do instituto, “o que não acontecia antes”. Além de exposições, mostras de cinema, palestras, cursos e shows, o novo centro cultural também sediará eventos como o Festival ZUM e o Festival serrote, cuja primeira edição está prevista para 2018, além de participar das celebrações dos já tradicionais Dia D – Dia Drummond e Hora de Clarice.

A biblioteca do IMS Paulista, coordenada por Miguel Del Castillo, terá como foco único a fotografia, em uma iniciativa pioneira. De livre acesso ao público, com capacidade para abrigar até 30 mil itens, a biblioteca já nasce robusta. Na inauguração estarão disponíveis cerca de 10 mil itens, entre o acervo geral e as coleções especiais, como a biblioteca do fotógrafo Thomaz Farkas. Além de atender a pesquisadores e ao público interessado, a biblioteca promoverá cursos livres relacionados às áreas de atuação do IMS, com ênfase na fotografia.

Marcando o interesse da instituição em todo o universo da arte contemporânea, a nova sede será inaugurada com a videoinstalação The Clock, de Christian Marclay, vencedora do Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 2011. O trabalho ficará dois meses em cartaz no horário de funcionamento do centro cultural, sendo que uma vez por semana terá projeção de 24 horas de duração.

Para comandar IMS por Travessa, a loja do IMS Paulista, o instituto firmou parceria com a Livraria da Travessa, referência cultural no Rio de Janeiro. A loja será integrada ao ambiente da Praça IMS, no quarto pavimento do novo prédio, e terá como foco, além das publicações do instituto, obras nacionais e importadas sobre fotografia. O térreo do IMS Paulista abrigará o restaurante Balaio, capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Na Praça IMS, o café Balaio terá como carro-chefe o café da manhã artesanal, com influências de todas as regiões brasileiras.


Instituto Moreira Sales


Avenida Paulista, 2424
 São Paulo, SP
Abertura em 20/9/2017

Fonte: IMS
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário