link estudio

Um dia na Semana da Fotografia 2017

 Congresso em Balneário Camboriú, leva conhecimento e emoção aos participantes.

Alem do olhar-Semana da fotografia 2017

O congresso, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de março, contou com quase 1.000 congressistas, de 20 estados do Brasil, consolidado a Semana da Fotografia 2017 como um dos maiores eventos de fotografia do Brasil.

Seguindo com nossa parceria com a iPhotos Editora, organizadora do congresso, estivemos presentes no evento.

Nossa representante Carina Couto, acompanhou um dia do evento e nos trouxe o relato de suas impressões e experiencias por lá.

Alem do olhar-Semana da fotografia 2017

Consciência sobre o Básico


Apesar de coletar as minhas impressões e sentimentos junto a palestrantes diferentes o que pude absorver como referência e valor é a consciência sobre quem sou, como sou e como toda minha produção ocupa lugar no mundo; presença, dai a importância de uma consciência sobre o básico.
Nesta jornada valores como quebras de máscaras sociais e a importância  de nos vestirmos de mesmos, foi algo muito citado na excelente palestra de Juliano Coelho, cujo o tema central foi; " A Arte de Retratar".

Alem do olhar-Semana da fotografia 2017

Juliano Coelho reforçou a ideia e importância sobre aprender a escrever,escrever com a luz, escrever com sua personalidade eis aí a maneira correta de fotografar com sensibilidade, ter presença. Ele deixou bem claro em sua palestra o entusiasmo sobre a arte de retratar, focou muito no poder de saber sobre si,(o "conheça à ti mesmo socrático) mostrando que não somos máquinas de fazer fotos bonitas e sim pessoas confiantes que convencem o mundo sendo nos mesmo e em três passos: conhecendo a si mesmo; aprender a enxerga e aprender a escutar, assim  nos tornamos humanos e excelentes retratistas desta arte.

Continuando na construção do básico sensível, segue-se a palestra de Américo Sperandio cujo a questão central foi levantar a questão: Quem você pensa que é?

E com base nesta questão, mostrou na prática a emoção; atitude e a linguagem sobre como direcionar a fotografia para o que queremos ser. Para Sperandio atitude é o contrário de medo e da inércia. Ficou bem claro que temos de ter a consciência sobre o que nosso cliente deseja e diante disso, construir harmonia entre o que somos e aquilo que deseja este cliente,transmitindo na fotografia reciprocidade de um relacionamento.

Fotografar ou contar histórias?
E qual é o propósito do seu trabalho?
Sua marca, sua arte...
Quais são os seus valores?
O diferencial da sua arte é você?

Alem do olhar-Semana da fotografia 2017

Rafaela Zakarewicz dentro do seu fundamento com o marketing nos mostrou uma variedade de caminhos sobre como construirmos uma presença nas mídias sociais, focando na questão da presença traduzida em personalidade. Deu continuidade ao foco das palestras anteriores ressaltando a fotografia como arte pessoal e que esta personalidade se faz na leitura de um trabalho dedicado e desenvolvido nas particularidades de cada uma dessas personalidades envolvidas; saber ler as personalidades e registrar essas leituras é fundamental, é a essência da arte de fotografar.

Devemos buscar o equilíbrio entre nós mesmo; um propósito definido e ser fiel a ele.Mostramos nossos valores falando sobre o que somos e assim,dessa forma somos o diferencial de nossa arte de registrar.

Conhecer a importância e necessidade sobre coisas tão básicas como o "Ser e estar" para uma produção fotográfica, essa consciência sobre o básico, se fez uma jornada introspectiva que nos coloca como alguém com uma dimensão muito maior do que um simples dedo que aperta um botão diante de uma imagem do mundo.

Alem do olhar-Semana da fotografia 2017

Carina Couto: Olá! Sou Carina Couto :) Bem...sou paulista, tenho 31 anos, atualmente moro em Jaraguá do Sul SC. Gosto de moda, cinema, tecnologia, cores, montanhas, bichos, música, pedagogia e a fotografia! Uma paixão que tornou se amor e caminha comigo

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário