link estudio

Festival Paraty em Foco 2016.

Saiba um pouco do que aconteceu na 12ª Edição do Festival Internacional de Fotografia
 
Foto: Nereu Jr2

Nosso amigo e colaborador Sebá Neto esteve na 12ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Paraty, o Paraty em Foco. Aqui ele compartilha conosco um pouco do que viu no evento.

Por Sebá Neto.

Nos dias 14 a 18 do mês de setembro de 2016 aconteceu a 12ª Edição do Festival Internacional de Fotografia, o PARATY EM FOCO. Depois de uma longa parceria com o fotógrafo Iatan Canabrava, o festival retomou a organização do evento para o seu idealizador original, o italiano Giancarlo Mecarelli que ao visitar Paraty em 2004 ficou encantado pelo centro histórico e a beleza das ilhas e praias paradisíacas, decidiu deixar a Itália onde vivia a 22 anos e ao mudar para Paraty abriu a Galeria ZOOM de Fotografia e criou o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia.

Paraty em Foco 2016/ Seba Neto

Paraty em Foco 2016/ Seba Neto

Paraty em Foco 2016/ Seba Neto

Nesta ultima edição o festival aconteceu em um formato “experimental”, a fotografia foi usada como mecanismo de aproximação com a cidade, seus moradores e turistas com exposições na rodoviária local, intervenção com lambe-lambe pela cidade, imagens expostas no campo de futebol e outros espaços públicos. Segundo o site do evento a concepção curatorial, comandada por Giancarlo Mecarelli em parceria com Paulo Marcos de Mendonça Lima, teve como proposta a construção de “Um Festival para Todos os Olhares”, uma proposta mais inclusiva. Favorecendo uma busca entre temas de interesse mais amplo e questões ligadas a comunidade local.

Lambes no campo de futebol/ Foto: por Nereu Jr

Nós da pós/ foto: Ana Carvalho

Nós da pós, educativo com crianças/ foto: Gaia Vani

Além de contar com exposição de trabalhos engajados em causas sociais e ecológicas, propôs uma ampliação das atividades junto aos moradores de Paraty, com oficinas fotográficas para estudantes do ensino fundamental, do projeto Repórteres Mirins e da exposição Gente Daqui. Muitos que participaram desta edição comentou que esta edição foi mais modesta em face da crise que assola o país mas por outro lado dialogou mais com a cidade e isso foi um ponto positivo.

Nós da pós
Paraty em Foco 2016/ Seba Neto
O festival contou com workshops, exposições e palestras com convidados com fotógrafos renomados onde destacamos, Eustáquio Neves, João Machado, Gal Oppido, Claire Alice Jean, Guy Veloso, Amyr Klink entre outros e trabalhos expostos de novos talentos através de convocatórias.

foto: Fotroca

foto: Fotroca
O evento contou ainda com a participação do coletivo Nós da Pós com o projeto "Eu Fotógrafo | Eu Espectador" emocionando a todos com a proposta de interação com crianças e pessoas em geral que passavam na praça e o Fotroca, com o apoio da Canon com impressões de imagens, o projeto idealizado pelo fotógrafo Ricardo Biserra em São Paulo, com mais de 3 anos de existência o Fotroca tem como um dos pilares promover o colecionismo fotográfico e a aproximação de pessoas que amam fotografia, independente de qual nível de aprendizagem ela se encontre enquanto fotógrafo.

Paraty em Foco 2016/ Seba Neto
Paraty em Foco 2016/ Seba Neto

Paraty em Foco 2016/ Seba Neto
Foto: Nereu Jr

Sebá Neto é formado em produção audiovisual e atualmente é fotógrafo freelancer, com dois ensaios fotográficos autoral publicados de forma independente e estudante de artes visuais na Unicamp.
Conheça seu trabalho em: https://www.facebook.com/artistasebaneto/
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário