link estudio

Exposição: About Woman

Coletiva com 19 fotógrafas brasileiras acontecerá em Juiz de Fora, MG, durante o festival JF Foto 16.


De 12 de agosto a 12 de outubro de 2016, acontecerá em Juiz de Fora, MG, o JF Foto 16. Um dos maiores festivais de fotografia do Brasil, com várias exposições, oficinas, encontro com artistas, entre outras atividades para os amantes da fotografia. Entre as mostras que poderão ser vista no evento, está a coletiva “About Woman”, com 19 fotógrafas brasileiras que desde início de 2016 tem mostrado suas obras em exposições no Brasil e exterior.


A ideia de reunir em uma produção artística o trabalho de fotógrafas brasileiras para ser exposto no Oriente Médio e no Brasil, vem de encontro com a possibilidade de tratar de temas complexos, abordados pelo olhar da mulher. A maneira como cada uma escolheu se aproximar de questões pessoais e transformar em um ensaio fotográfico, é um capítulo a parte da fotografia contemporânea, onde as artistas escolhem, como processo de trabalho, temas como: maternidade; solidão, relação com a mãe; relação com o avô; vida doméstica; o passado, memória familiar; relação com o sonho de infância; liberdade; aprisionamento e violência contra a mulher.


Não cabe aqui um juízo de valores sobre as diferenças entre gênero, é apenas um projeto que pretende unir mulheres que usam a fotografia como forma de expressão e comunicação com o mundo. São 19 fotógrafas brasileiras e a curadoria é da artista visual Ivana Panizzi, que vive em Amã, na Jordânia. O projeto tem o apoio da embaixada do Brasil naquele país. Com o objetivo de unir duas nações distantes, mas com questões parecidas sobre o universo feminino.


A exposição coletiva aconteceu em janeiro na Jordânia e em março em São Paulo. A Galeria em Amã é de propriedade de Linda Al-Khoury, uma das organizadores do Festival da Imagem da Jordânia, uma importante incentivadora das artes naquele país e defensora dos direitos das mulheres em uma sociedade predominantemente machista.


No Brasil, a mostra abriu em 08 de março, como parte das comemorações do dia internacional da mulher. O projeto é uma iniciativa do fotógrafo e professor da Escola Panamericana de Artes, Renato Negrão, que tem estimulado projetos que unem os países do Oriente Médio e o Brasil.
Curadoria - Ivana Panizzi

Fotógrafas: Alessandra Yoradjian; Aline Baía; Ana Rodrigues; Camila Gil; Carol França; Eli Criva; Giselle Bohnen; Giuliana Camargo; Hérika Bauer; Isa Godoy; Juliana Silvestre; Karina Ammar; Luka Fernandez; Marcela Marchini; Mônica Assan; Mari Cürry; Sandra Audujas; Valérie Mesquita e Vanessa Dutra.


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário