link estudio

Exposição: “Poemas ao Vento”.

Conjunto Nacional recebe exposição fotográfica coletiva em homenagem aos refugiados Sírios que fogem da guerra Civil.
 
Marcelo dos Santos       

De 17 a 27 de junho de 2016 acontece na galeria do Conjunto Nacional a exposição fotográfica coletiva “Poemas ao Vento”, que reúne o trabalho de 17 fotógrafos que residem em São Paulo, com o objetivo de, através de uma intervenção artística feita na praia de Bodrum Turquia, prestar uma homenagem a questão dos refugiados Sírios que fogem da guerra Civil que assola o país.

As fotografias expostas na Avenida Paulista, foram levadas para Turquia, pelo curador Renato Negrão, e fotografadas no mesmo lugar onde o corpo do garoto de 4 anos, Alan Kurdi, foi encontrado no final de 2015. Juntamente com seu irmão e mãe, ele foi vítima de um dos inúmeros naufrágios de refugiados que tentam entrar na Europa, em busca de uma vida melhor.

Ricardo Thome

Os fotógrafos: Anderson Coimbra; Danilo Guerra; Giancarlo Ceccon; Giseli Marquezini; Giselle Bohnen; Giuliana Camargo; Karina Ammar; Marcela Marchini; Marcelo dos Santos; Máximo Hernández; Monica Assan; Paola Geoffroy; Ricardo Abreu; Ricardo Thomé; Sandra Audujas; Sandra Carrillo e William Bezerra, a pedido do curador, escolheram em seu acervo cenas que tenham um poder simbólico contrário a tragédia dos refugiados. São imagens que tem como objetivo simbólico levar algo de bom diante de uma história tão triste, usando um trabalho artístico coletivo para resignificar a tragédia. Uma tentativa do grupo de não ficar indiferente ao conflito.

William Bezerra

As fotografias foram impressas em tamanho de 150cm x 100cm e são apresentadas em uma espécie de varal. Elas possuem as marcas das tempestades que aconteceram nos dias em que foram expostas na praia, são sinais das pedras usadas para que não voassem, do vento forte, da chuva, areia e água do mar. Além das fotografias, o público poderá, também, ler alguns depoimentos sobre esta experiência e as fotografias feitas na praia, em Bodrum.




Exposição: “Poemas ao Vento”.
Condomínio Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073
De 17 a 27 de junho de 2016
Centro Comercial (Piso Térreo)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 22h

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :