link estudio

Como vemos uma fotografia.

O que vemos quando analisamos uma fotografia? Teste mostra a diferença dos olhares de amadores, estudantes e profissionais diante de uma fotografia.


A Canon USA publicou em 2015 um teste realizado, mostrando como pessoas diferentes observam uma fotografia. Tudo bem que este teste tinha o objetivo de divulgar um modelo de impressora, porém pode nos servir para algumas reflexões acerca do olhar fotográfico.

Quando se fala em olhar fotográfico quase sempre pensamos no olhar do fotógrafo no ato fotográfico, mas o olhar fotográfico esta presente em todas as etapas do processo fotográfico, desde a captura da imagem, passando pela edição, pelo tratamento até a visualização da imagem impressa.

No teste foi utilizada a tecnologia de eye-tracking, onde um equipamento acompanha e desenha os movimentos dos olhos de uma pessoa. Quando analisamos o "mapa" criado do caminho do olhar de um observador com a imagem que este observava, podemos determinar as áreas de interesse desta imagem, esta tecnologia é muito utilizada para analisar a eficiência em um site ou um impresso.

Com uma fotografia impressa em grande formato, três convidados tiveram seu olhar rastreado enquanto olhavam e comentavam a fotografia, uma pessoa que não trabalha com fotografia, um estudante de fotografia e finalmente um fotógrafo profissional.


A diferença é impressionante!

O primeiro observador realizou 212 movimento com os olhos, o estudante 445, enquanto o profissional realizou 1.197 movimentos.


O teste foi nomeado de "The Obsession Experiment", algo como: "o experimento da obsessão"; com a premissa de que os fotógrafos profissionais são obcecados com os detalhes.

Os resultados do teste podem nos levar à vários caminhos de discussão e analises, como exemplo, podemos refletir na diferença de resultados que podem ser obtidos quando, em algum dos processos, está envolvido um profissional que não é da área.

Seja qual for a análise a ser realizada, experimentos assim podem nos ajudar em nossos processos de trabalho, ou apenas ser mais uma curiosidade a ser dividida, tudo depende do seu olhar!

Veja o vídeo do teste:




Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário