link estudio

Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles lançam portal de fotos históricas

Portal contará com fotos históricas do Brasil, digitalizadas em alta resolução que poderão ser consultadas gratuitamente.

Foto do Imperador D. Pedro II na Brasiliana Fotográfica.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) lançam nesta sexta-feira (17/4), às 11h, no auditório da FBN, o Portal Brasiliana Fotográfica. Contribuindo para a preservação do patrimônio fotográfico digital brasileiro, o portal contará com mais de duas mil fotos históricas do século XIX e início do século XX.

Segundo o presidente da FBN, Renato Lessa, o portal tem por objetivo ser um espaço para preservação desses acervos, ao mesmo tempo em que fomenta a discussão sobre o uso desse tipo de fonte primária para pesquisas. “A Biblioteca Nacional já possui parte de seu acervo digitalizado; com esse projeto pretendemos aumentar ainda mais o alcance de nossas obras”, destaca.


Durante o evento de lançamento, o presidente da FBN e o superintendente executivo do IMS, Flávio Pinheiro, assinarão o Acordo de Cooperação Técnica que dará início ao projeto. A princípio, estarão disponíveis fotos da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, mas outras instituições – do Brasil e do exterior, públicas ou privadas – poderão aderir ao portal.

A maior parte das fotos mostra paisagens urbanas e rurais, ruas, praças e edificações em geral, de Norte a Sul do país, mas a sociedade brasileira também marca presença a partir dos retratos de índios, da família imperial e de moradores da cidade e do campo. Os curadores do projeto são Joaquim Marçal, da FBN, e Sergio Burgi, do IMS.


ACERVO

As fotos da coleção D. Thereza Christina Maria, colecionadas por D. Pedro II, estão entre os destaques do portal, além de um conjunto de retratos da família imperial, feitos por Joaquim Insley Pacheco. O professor de fotografia da princesa Isabel, Revert Henry Klumb, também está representado com a série completa de estereogramas (fotografia estereoscópica, 3D) com imagens gerais da cidade do Rio de Janeiro e do palácio imperial em Petrópolis.

Segundo o curador da Biblioteca Nacional, outras imagens raras são retratos médicos que podem ter sido feitas para um ortopedista e fotos das vítimas da seca do Ceará de 1877-78, tiradas por José do Patrocínio e publicadas em uma reportagem de 1888 no jornal O Besouro. “A partir do portal é possível entrar no túnel do tempo e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil”, destaca Marçal.


Uma vez cadastrados no portal, os usuários poderão selecionar suas fotos preferidas e compartilhá-las em redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e os curadores do portal desenvolverão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas.

As fotos foram digitalizadas em alta resolução e poderão ser vistas com uma ferramenta de zoom. A consulta gratuita estará disponível por tema, período ou autoria.

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional 
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário