link estudio

Exposição: Olhares Cruzados

Projeto uniu fotógrafo brasileiro e canadense, trazendo novos olhares  para suas metrópoles.

A exposição Olhares Cruzados estará aberta à visitação a partir do dia 6 de dezembro de 2014 na Fundação Nemirovsky (Estação Pinacoteca de São Paulo). Até o dia 31 de janeiro de 2015 o público paulistano terá a oportunidade de conhecer gratuitamente um profundo trabalho fotográfico intercultural e contemporâneo.

Olhares Cruzados é um convite ao encontro: com duas cidades, Montreal e São Paulo; com dois artistas, Luc Dubois e Renato Negrão, presentes à noite de abertura; com duas sensibilidades que se materializam em imagens únicas, que desestruturam o olhar habituado diante das paisagens fixas da metrópole.

Por ser fruto de um projeto a longo prazo, idealizado e realizado pela Câmara do Comércio Brasil-Canadá, e de uma vontade mútua de ver e pensar sobre o outro e sobre o lugar que ele habita, Olhares Cruzados oferece a possibilidade de entrar em contato com modos de vida diversos, que marcam a multiplicidade de ambas metrópoles americanas.

Durante seis meses os fotógrafos compartilharam seus processos de criação por meio de esboços e imagens de sua cidade a partir da página Facebook do projeto. Desta maneira puderam, durante os primeiros meses de trabalho, comunicar ao público o seu olhar sobre o mundo e dar a ver ao outro fotógrafo, habitante do lado oposto do continente, o cotidiano que ele viria a conhecer. A mesma plataforma web foi usada como um diário virtual, no qual Luc Dubois, em sua vinda ao Brasil, e Renato Negrão, durante sua ida à Montréal, puderam expor imageticamente suas primeiras impressões e descobertas.

A página, que permanece em constante atualização compartilhará ainda, sem dúvida, momentos importantes desta trajetória que inicia uma nova etapa em dezembro na capital paulista.

Igualmente fundamental a este projeto foi o apoio do Escritório do Québec em São Paulo ofereceu desde o início de sua execução. Graças às suas colaborações, a exposição terá a oportunidade de oferecer um material trilíngue aos visitantes e a mesma já tem data marcada para acontecer em Montreal.

Regards Croisés faz parte da agenda de eventos da Maison de la Culture Maisonneuve e estará em Montreal entre os meses de novembro de 2015 e janeiro de 2016.

Serviço

Olhares Cruzados
Local: Fundação Nemirovsky - Estação Pinacoteca
 R. Gen. Osório, 66, 2 andar - República, São Paulo - SP
Data: 06/12/2014 a 31/01/2015
Horário: Terça a Domingo das 11h às 17h
Entrada Franca 

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário