link estudio

Festival de Fotografia de Tiradentes.

 4º  edição do Foto em Pauta tem nomes de destaque nas projeções noturnas.


O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua quarta edição. Entre os dias 26 e 30 de março, a histórica cidade mineira será palco de diversas exposições, workshops, palestras, debates e atividades educativas sobre a arte da fotografia – dentre elas, as projeções noturnas. Um destaque da atração será o monólogo “Carne é Sangue - imagens para uma consciência humana”, com Diógenes Moura, escritor, editor e curador de fotografia independente.

Na apresentação do artista, serão apresentadas fotografias de Wagner Almeida, Marlene Bergamo, Antoine D'Agata, Ana Carolina Fernandes, Dóris Haron Kasco, Miguel Rio Branco, Loren McIntyre, Claudia Guimarães, Ana Mocarzel, Rogério Reis, Monica Piloni e Mario Cravo Neto.  

A Projeção Multimídia Noturna, com ensaios de tema livre, recebe a organização de Madu Dorella juntamente com o fotojornalista mineiro Leo Lara. Essa Projeção tem como curadores, Leo Lara, Madu Dorella e Alexandre Belém, fotógrafo recifense, realizador do Blog Olhavê e curador do Ciclo de Idéias. Para a Projeção Noturna, foram 39 inscrições por meio de convocatória pública e cada autor pôde inscrever até dois ensaios em formato de vídeo. No total foram inscritos 52 vídeos e foram selecionados 18 de autores diferentes. Os ensaios serão apresentados nas noites de sexta e sábado, dias 28 e 29 de março.

Voltado também para a comunidade local, o festival proporciona ao público experiências e compartilhamento do conhecimento com profissionais de renome  nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.


PROJEÇÕES NOTURNAS

Adilson Cruz Andrade – “Romeiros de Santa Brígida”- Aracaju - SE
Alejandro Zambrana – “Peleja” – Madrid – Espanha
Alexandre Ferreira dos Santos – “Pequenos Perfis de Cidadãos Comuns” -  Parnamirim – RN
Bruno Do Val Benes – “BH em Infravermelho” – Belo Horizonte – MG
Daniela Pinheiro – “Cartão de Memória II” - São Paulo – SP
Deiaquintino – “O Tempo da Alma” – Nova Lima – MG
Eric Gomes – “Joaquina” – Recife – PE
Fernando de Lima Pires – “Memórias” – São Paulo – SP
João Machado – “Romeiros de Pedra e Luz” – Guarulhos – SP
Klacius Ank – “Invisíveis” – Teresópolis – RJ
Lívia Bittencourt Auler – “Um eu só” – Porto Alegre – RS
Marcos Ramos Varanda – “Peloamordideus” – São Paulo - SP
Mariana Beltrame – “Mil Fragmentos de um Desejo Perdido” – Belo Horizonte – MG
Ricardo Ara – “Sobre pôr”. – Porto Alegre – RS
Ricardo Padue – “Além do Picadeiro” – Brasília – DF
Sérgio Badian – “À Beira” – Belo Horizonte – MG
Sheila Signário – “Crianças da minha Quebrada”– São Paulo – SP
Valda Nogueira – “Porto” – Rio de Janeiro – RJ

Obs.: programação sujeita à alteração

Sobre o Festival 
O Festival de Fotografia de Tiradentes é um dos braços do projeto Foto em Pauta que, desde 2004 acontece periodicamente em Belo Horizonte, realiza debates gratuitos e abertos ao público, permite aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os autores sobre a concepção do trabalho. Desde 2010, o Festival de Tiradentes, aberto ao público, divulga a produção fotográfica de profissionais e amadores. A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, ministram palestras e workshops.
O evento é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Oi, Banco Itaú Unibanco, Cemig, Governo de Minas, Nikon, Epson. O 4º Festival de Fotografia de Tiradentes tem apoio do Itaú Cultural, Oi Futuro, TV Globo Instituto Moreira Salles, Revista ZUM, Fiat, Nitro Imagens, Instituto Estrada Real, Iphan, Olhavê, Fototech, PlanB, Hahnemuehle, Solução & Imagem, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Revista S/Nº, Escola de Imagem, Frente e Verso, Studio Anta, Vivarte Molduras, Museu da Liturgia.


4º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 26 a 30 de março de 2014
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 [Tiradentes/MG] 
Inscrições para as oficinas: http://www.sympla.com.br/fotoempauta
Informações sobre o festival: http://www.fotoempauta.com.br/festival2014/

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :