link estudio

Exposição:Alemanha no Brasil: um Espelho em Fotos

Selecionadas por concurso, releituras de paisagens urbanas e cenas de viagem pelo país europeu ficam expostas até 31 de janeiro de 2014 no Clube Transatlântico.

Foto: Colônia, por Lucas Uebel

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha promove, a partir do dia 29 de novembro, a exposição fotográfica “Alemanha no Brasil: um Espelho em Fotos”. Composta por imagens do concurso e da viagem dos ganhadores ao país europeu, a mostra ficará aberta ao público até 31 de janeiro, no Clube Transatlântico, em São Paulo.

Durante o período da mostra o público poderá conhecer as imagens-base que serviram de referência para os participantes realizarem as suas interpretações, assim como aquelas captadas na Alemanha feitas pelos vencedores. Alex Gouvêa, Hans von Manteuffel, Leonardo Pinheiro, Lucas Uebel e Mércia Silva estiveram na Alemanha entre 28 de setembro e 6 de outubro deste ano, acompanhados pela diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT), Margaret Grantham. A instituição, que fomenta a atividade turística no país, ofereceu viagem e criou o roteiro de visitas dos selecionados. Além de servir como premiação pela vitória de cada um deles em uma categoria do concurso, a viagem teve como objetivo realizar um tour fotográfico pelos cenários retratados nas fotos-base. O roteiro do grupo começou em Frankfurt, de onde seguiu para Colônia, Stuttgart, Berlim, Weimar e Munique.


Realizado entre maio e setembro de 2013, o concurso contou com a participação de mais de 1.800 pessoas, de todos os Estados brasileiros. O site criado para o projeto cadastrou cerca de 3.700 fotos, que receberam, aproximadamente, 382 mil votos na primeira fase. As cinco categorias estipuladas como referência foram: Economia (Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart), Esporte (Allianz Arena, em Munique), Turismo (Portão de Brandemburgo, em Berlim), Sociedade (Carnaval, em Colônia) e Cultura (Memorial Goethe & Schiller, em Weimar). Na segunda fase foram classificadas as 50 fotos mais votadas pelo público de cada categoria, quando, então, passaram por avaliação de uma banca julgadora.


Sobre a DZT
O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt am Main. Ela representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, ela mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações encontram-se no centro de imprensa do nosso portal www.germany.travel/presse


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário