link estudio

Festival de fotografia: Photo España 2013

Um dos mais conceituados festival de fotografias chega ao Brasil.


Em sua primeira edição fora da Europa, o festival internacional de fotografia e artes visuais PHotoEspaña.br tem como principal objetivo mostrar ao público um panorama da fotografia contemporânea internacional, além de se configurar como um espaço para a reflexão, ponto de encontro profissional e plataforma para jovens criadores e seus projetos.

Alberto García-Alix. Autorretrato. Mi lado femenino, 2002 © Alberto García-Alix. VEGAP. Madrid, 2013

O  PHotoEspaña nasceu com o propósito de mostrar ao público a obra dos melhores fotógrafos e artistas visuais internacionais e servir de espaço para a reflexão, ponto de encontro profissional e plataforma para jovens criadores e seus projetos. Criado a partir de e para a sociedade, PHotoEspaña é um grande projeto coletivo, possível graças a colaboração de administrações públicas e mais de 70 instituições, marcas e colaboradores. Ao longo de suas 16 edições foram realizadas mais de mil exposições em importantes museus, salas de exposições, centros de arte e galerias, incluindo o Museo del Prado, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e o Museo Thyssen-Bornemisza. Cada ano atrai cerca de 700 mil pessoas, um número que o converte em um dos maiores eventos culturais que se realizam na Espanha.

PHotoEspaña começou a se expandir internacionalmente em 2007, por conta seu décimo aniversário. Desde então, organizou exposições fora da Espanha em colaboração com instituições culturais. Esta estratégia se consolidou em 2009, com a criação do Trasatlántica PHotoEspaña, um fórum internacional de fotografia e artes visuais na América Latina.

A internacionalização é hoje um dos objetivos fundamentais do PHotoEspaña e, neste aspecto, o nascimento do PHotoEspaña.br é um passo à frente em termos de qualidade e extensão. PHotoEspaña e o Serviço Social do Comércio-Sesc iniciarão sua parceria a partir de outubro de 2013, organizando exposições, encontros profissionais, cursos de fotografias, leituras de portfólios, conferências, mesas redondas, visitas guiadas, cursos familiares e projeções, no Sesc de Consolação, no bairro Vila Buarque de São Paulo. Um programa que pretende manter os critérios de diversidade e qualidade que caracterizam as propostas do PHE.

Além de exposições o festival traz oficinas, cursos, leitura de portfólio e outras atividades, veja programação completa no site do festival.

Angélica Dass, Humanæ, 2012 © Angélica Dass

PHOTOESPAÑA.BR
Sesc Consolação.
Rua Dr. Vila Nova, 245, VilaBuarque,
 3234-3000. 
De 23/10/2013, até 25/01/2014; das 10 h às 21h30 (sáb. até 18h30).
Gratuito.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário