link estudio

Resultado do Prêmio Brasil Fotografia.

  O Ministério da Cultura e a Porto Seguro anunciam os vencedores do Prêmio Brasil Fotografia (que anteriormente se chamava Prêmio Porto Seguro de Fotografia).


O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
A ação curatorial propos a apresentação de ensaios e séries fotográficas que elaborassem uma reflexão na qual a fotografia, independente de temas pré-estabelecidos, trouxesse à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo
 
Na edição 2012  do Prêmio Brasil Fotografia foram selecionados e premiados oito fotógrafos que com seus trabalhos formam uma pequena,  mas representativa, mostra da produção fotográfica contemporânea brasileira
 
A Comissão de Premiação  foi composta por: Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, fotógrafa; Geórgia Quintas , professora; Simonetta Persichetti critica e  professora.
 
São eles:
 
Premio Aquisição
 
Miguel Chikaoka
Prêmio Brasil Fotografia Especial
Fábio Messias
Prêmio Brasil Fotografia
Carlos Dadoorian
Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas
Letícia Ramos
Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas
Natalie Laufer Salazar
Prêmio Brasil Fotografia Revelação
 
Menções
Daisuke Ito
Feco Hamburger
Paulo Pereira
 
 
O processo é o produto
 
A arte, hoje, localiza seu caráter e seus atributos nas interações, nos resultados do desenvolvimento do processo criativo e no legado deste processo, e não somente no objeto-produto finalizado.
 
É possível perceber que ocorre uma profunda união e conexões dependentes entre a arte e outros elementos, como a sociedade, a tecnologia, a educação, a filosofia, o re-uso e a renovação, unidos por uma participação coletiva e colaborativa.
 
A criação se desenvolve  em um processo concomitante de investigações, caminhando pela definição, produção, formação e documentação.
O artista sai de sua área de conforto para compor sua obra tendo em vista a apropriação dos planejamentos e metodologias concernentes a outros meios não originalmente artísticos.
 
A hibridação de técnicas e práticas como componente inerente à ação criadora vem se disseminando como umas das fortes características das linguagens contemporâneas.
 
Antigas nomenclaturas, como pintura, escultura, fotografia já não são suficientes para definir as novas propostas estéticas. Mas estas técnicas continuam sendo utilizadas como meio para transmitir projetos e trabalhos.
 
Edição 2012
Miguel Chikaoka- Prêmio Brasil Fotografia Especial
 
Nesta edição, o Prêmio Brasil Fotografia selecionou e premiou oito fotógrafos. Com suas trajetórias individuais, eles apresentam seus ensaios e propostas formando uma pequena, mas representativa, mostra da produção fotográfica contemporânea brasileira.
 
A Comissão de Premiação, formada por Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, fotógrafa;  Geórgia Quintas, professora; Simonetta Persichetti critica e  professora, indicou o fotógrafo e educador de Belém do Pará Miguel Chikaoka para o Prêmio Brasil Fotografia Especial, considerando sua formação e seu trabalho experimental, e de cunho social, junto à comunidade. Além de ser idealizador e agregador do núcleo Fotoativa, o profissional é responsável pela formação de vários fotógrafos paraenses.
 
Resgatando técnicas arcaicas e reconstruindo de forma manufaturada novas e pessoais plataformas para o desenvolvimento de suas ideias, Letícia Ramos, Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas, situa sua obra no limite entre as artes visuais, o cinema e a arquitetura .
 
Na investigação da paisagem e de suas formas de representação, ela amplia suas pesquisas sobre inventos, inventores, projetos ópticos, desenhos de observação, mapas imaginários, diários científicos e as tecnologias de registro do movimento. Sua poética está impregnada de questões proeminentes sobre seu estado ontológico, nas quais o tempo, em sua mobilidade, multiplicidade e simultaneidade, é parte da formação da imagem.
Signos e anamnese
 
Trabalhando através de memórias atávicas, Natalie Laufer Salazar, Prêmio Brasil Fotografia Revelação, busca resgatar a trajetória de sua família por meio do número tatuado no braço de sua avó no campo de concentração.
 
A marca, transformada em signo ao ser aplicada nos ambientes e mobílias da casa da avó, mantém vivos os horrores do holocausto, ocupando estes referenciais de infância e tatuando os espaços das memórias futuras.
 
Fábio Messias, Prêmio Brasil Fotografia Ensaios , busca, através de um sobrevoo nos cômodos da casa da avó, sua presença em locais de referência. A narrativa do artista mostra sua dor aparente e a angustiante situação de sua consciência, desconectando-se e se desconstruindo inexoravelmente,
 
Em sua instalação Parabéns, São Paulo e Oratório, Carlos Dadoorian, Prêmio Brasil Pesquisas Contemporâneas, apropria-se de imagens do noticiário de televisão sobre as agressões à comunidade gay ocorridas na Avenida Paulista, reeditando-as e trazendo um significado de homenagem e indignação em contraponto com as imagens do vídeo Oratório, referenciais às prisões dos homossexuais judeus e ao holocausto armênio.
 
 
O corpo e o espaço
 
Feco Hamburger, Menção , desenvolve seus trabalhos em vários níveis de percepção e intersecção, exigindo permanente atenção visual, mental e física para decodificação dos seus significados. A representação imagética, a luz, o tempo, o movimento percorrem a gênese criativa no sentido de uma descoberta sensorial na exploração da obra
 
Paulo Pereira, Menção , com seu ensaio Corpo de Passagem, explora o corpo consciente na entrega das experiências do imaterial. Mas em momento algum a questão é mostrada de forma explícita, e sim por meio de indícios estrategicamente construídos no desenvolvimento de sua narrativa.
 
O espaço mítico dos sonhos de heroísmo e superação está no ensaio Losolmo Gym, de Daisuke Ito, Menção. Ele surge através do olhar sobre a desordem e o caos, e é reconstruído a partir da memória e dos sonhos dos garotos pobres de serem lutadores de boxe em uma academia decadente de Havana.
 
Cildo Oliveira
Curador Geral do Prêmio Brasil Fotografia
 
Serviço:
Prêmio Brasil Fotografia 2012
Exposição aberta ao público
de 3 de agosto a 30 de setembro de 2012
de terça a domingo, das 10h às 17h
Acessibilidade a portadores de necessidades especiais
 
Espaço Cultural Porto Seguro
Avenida Rio Branco, 1489 - Campos Elíseos
www.portoseguro.com.br/fotografia
 
Visitas mediadas à exposição
Agendamento 11.33375880 – agendamento@premiobrasilfotografia.com.br 


Fonte: Assessoria de imprensa.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário