link estudio

Prêmio Pulitzer 2012.

A Universidade Columbia, em Nova York, anunciou nesta segunda-feira (16) os vencedores do Pulitzer 2012, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos.

Ataque suicida em templo xiita em Cabul, Massoud Hossaini/agência France-Presse


Nas duas categorias de Fotografia contempladas pelo prêmio, os vencedores foram: Massoud Hossaini, da agência France-Presse na categoria "Breaking News Photography", e Craig F. Walker, do "The Denver Post" na categoria "Feature Photography".

A imagem comovente de uma menina que grita horrorizada logo depois de um ataque suicida num templo xiita, lotado de pessoas em Cabul, assinada pelo afegão Massoud Hossaini, de 30 anos, conferiu à agência de notícias France Presse seu primeiro Pulitzer.

A imagem da criança afegã, de pé em meio a uma pilha de corpos, transmitiu a ideia da devastação logo depois da ação num local, cheio de fiéis.

Hosseini trabalha para a France Presse desde 2007, e estava a poucos metros do local quando explodiu uma bomba, no dia 6 de dezembro do ano passado, matando pelo menos 70 pessoas. 

Brian Scott Ostrom, veterano da guerra do iraque-Craig F. Walker/"The Denver Post"

O fotógrafo Craig F. Walker, do "The Denver Post" foi premiado por sua serie de imagens sobre um veterano de guerra que serviu na guerra do iraque.

Na comunidade de hoje dos veteranos da guerra  no Iraque e no Afeganistão , um em cada cinco sofre de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou depressão maior. Brian Scott Ostrom é um deles. Depois de servir quatro anos como um fuzileiro naval de reconhecimento e implantação de duas vezes ao Iraque, Scott, hoje com 27 anos, voltou para casa para os EUA com um caso grave de TEPT.

Desde a sua volta, Scott tem lutado com a vida diária, para encontrar e manter o emprego e manter relacionamentos saudáveis. Mas acima de tudo, ele se esforçou para superar suas memórias brutais e assombrosa do Iraque. Quase cinco anos depois, Scott permanece em conflito com a guerra. Embora ele se orgulhe de seu serviço e se preocupe grandemente com os seus colegas fuzileiros, ele ainda carrega a culpa por coisas que ele fez e não fez uma guerra que já não acredita.

Veja todas as fotos de Craig F. Walker na galeria do prêmio.

Brian Scott Ostrom, veterano da guerra do iraque-Craig F. Walker/"The Denver Post"
Fontes: Folha.com, The Pulitzer Prizes.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário