link estudio

Fotografia e sorrisos na File 2011.

Instamission se transforma na obra ‘Invente um Sorriso’ durante o festival File PAI

Publico vê suas fotos expostas em vitrine durante a File 2011. Foto: Márcio Neves.

A instalação ‘Invente um sorriso’ surge a partir do Instamission, um projeto de fotografia colaborativa usando o aplicativo Instagram, feito para iPhone. Desde o início de 2011, já foram lançadas 25 missões, que mobilizaram a comunidade de usuários do aplicativo em torno de temas como uma música, um objeto que conte história, um beijo, entre outros temas.

Até então, este arquivo fotográfico, que já conta com mais de 5 mil imagens, permanecia restrito ao Instagram e a fanpage do projeto. O File 2011 leva a experiência online para um espaço público por onde passam milhares de pessoas por dia.

Transposto para a rua, o Instamission se transforma em uma instalação em que qualquer pessoa é convidada a inventar um sorriso. Não aquele sorriso congelado, das tradicionais cabines de foto 3x4, mas um sorriso espontâneo, talvez engraçado, talvez ainda constrangido, talvez posado. O importante é criar, inventar, se divertir!

O fotógrafo Márcio Neves, que edita o blog Além do Olhar,  é o responsável pela captura das imagens. Ele conta com o apoio da fotógrafa Carina Couto.

Capturados os retratos, chega a hora de divulgar o mosaico de personagens e experimentos que o projeto reunir. O que até então mantinha-se restrito à comunidade virtual ganha uma vitrine do prédio da Livraria Cultura em loops de imagens exibidas continuamente em um monitor.

O simples desejo de retratar sorrisos termina por criar um interessante espelho em que, por um lado, o retratado inventa a si próprio. Por outro, o público passante pode encontrar essas diversas pessoas que decidem inventar um sorriso, admirá-las e decidir que também querem fazer parte deste movimento.

Instamission

O Instamission é um projeto colaborativo de fotografia que usa o aplicativo Instagram, feito pra iPhone. A cada semana, publicamos uma missão, que pode ser "fotografe um sorriso", "fotografe a coisa mais gostosa do seu dia", "fotografe um objeto que conte história", "fotografe uma música", “fotografe um planking” etc.

A partir disso, basta você tirar uma foto dentro do tema e postá-la no Instagram, no Facebook ou no Twitter usando a hashtag #instamission1, e assim por diante.

O projeto já vai para sua 26ª missão e já recebeu mais de 5 mil fotos vindas de cidades de todo o Brasil além de outros países como Israel, Nova York, Paris, Londres entre outros.

As autoras

Daniela Arrais e Luiza Voll são sócias da Contente, uma empresa de projetos especiais para a internet. Daniela é jornalista. Luiza, designer de interação.

Daniela Arrais

Daniela Arrais, recifense, 28 anos, é jornalista e mantém o Don't Touch My Moleskine. Atualmente, trabalha na Folha de S.Paulo. Já passou pelas redações da revista Joyce Pascowitch, portal Oba Oba, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco. É colaboradora de revistas como a Criativa, a Galileu e a Continente Multicultural. O Don’t Touch My Moleskine, criado em 2007, é um blog sobre amor, arte, design, fotografia e música. Além de apresentar o trabalho de outras pessoas, também conta com produções autorais, como a série de vídeos “O que é o amor pra você hoje?”, da qual já participaram famosos como a artista plástica Sophie Calle, o cantor Supla, os apresentadores João Gordo e Marimonn, as cantoras Lulina e Valesca Popozuda, além de diversos anônimos de cidades como São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e San Francisco. Outro destaque é o Don’t Touch My TV, entrevistas em vídeos com personalides como a ex-prostituta Bruna Surfistinha e cantores como Thiago Pethit, Fernando Catatau e Lulina.

Luiza Voll

Luiza Voll, mineira, 28 anos, publicitária e designer de interação. Vive em São Paulo após ter morado um ano em Barcelona, se especializando em Design de Interação pelo Programa Vostok. Atou em agências publicitárias e consultorias de design de interação em Belo Horizonte, São Paulo e Barcelona, onde trabalhou para clientes como Google, HP, Unilever, Natura, UOL, Adjuntament de Barcelona, La Caixa, Ikea, C&A, Red Bull, Pepsi, entre outros.


Para saber mais sobre o Instamission click aqui 
Para acompanhar diariamente as fotos que serão feitas na Livraria Cultura click Invente um Sorriso


File PAI 2001 - O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) entra na segunda edição do projeto de arte pública que vai ocupar vários espaços da Avenida Paulista com obras eletrônicas e interativas. Recebem as intervenções artísticas o Conjunto Nacional, a Livraria Cultura, oInstituto Cervantes, o Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural Fiesp, o vão livre do MASP, a Fnac e as estações de metrô.

Instamission - Invente Um Sorriso
Local: Livraria Cultura (Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073)
Data: de segunda-feira (18.07) à quinta-feira (28.07)
Horário: entre 10h e 20h
Gratuito

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário