link estudio

Fotógrafos morrem nos conflitos da Líbia.

A cobertura de guerras e conflitos sempre apresenta um desafio aos jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas; que levam noticias e imagens captadas nestas situações ao mundo, mostrando os dramas destas situações.

Um trabalho que fascina muitos profissionais da área, vicia poucos que tem a coragem de enfrenta-lo e que, infelizmente acaba vitimando alguns deles.

Na ultima quarta-feira(20-04-2011) dois destes profissionais foram vitimas dos conflitos que registravam, o documentarista britânico indicado ao Oscar Tim Hetherington, 40, e o americano Chris Hondros, 41-- foram mortos durante confrontos entre rebeldes e forças leais ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, em Misrata nesta quarta-feira. Outros três fotógrafos ocidentais também ficaram feridos.

Um dos primeiros a informar do ataque foi o fotógrafo brasileiro André Liohn, que publicou notas na internet, no site Facebook, a partir do hospital ao qual os feridos foram levados. Liohn estava no grupo de jornalistas que sofreu o ataque, mas não foi atingido.

Tim Hetherington, morto na Líbia nesta quarta-feira.Eddy Risch/Efe.

Fotografia de Tim premiada em 2007.

Tim Hetherington ganhou quatro prêmios World Press, inclusive o cobiçado "Foto do Ano", em 2007, ficou mundialmente conhecido em 2010, por "Restrepo", um documentário feito com o jornalista Sebastian Junger na guerra do Afeganistão.

"Restrepo" foi o resultado de uma imersão entre maio de 2007 e julho de 2008. Além de vencer no festival de Sundance, concorreu ao Oscar neste ano.

Chris Hondros, que morreu durante confrontos em Misrata, na Líbia.AP.

Fotografia de Chris premiada em 2003.

Chris Hondros trabalhava em áreas de conflito desde 1999, tendo atuado na guerra de Kosovo, Iraque e Afeganistão. Seu trabalho era publicado em várias revistas e jornais do mundo todo.

Ele havia ganhado o prêmio de honra ao mérito do World Press Photo e a mdealha de ouro Robert Capa, um dos maiores prêmios de fotografia em áreas de guerra.

Deixamos assim nossa homenagem a dois grandes profissionais das imagens que nos foram roubados pelas atrocidades cometidas durante conflitos.

Conheça os trabalhos dos fotógrafos em seus sites:


Fonte: Folha.com
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário