link estudio

A maior fotografia digital do mundo tem 111 Gigapixels.

Panorâmica de Sevilha, com 9750 imagens e 111 Gigapixels.

Há algum tempo vem surgindo pelo mundo varias imagens fotográficas disputando o titulo de "Maior Fotografia Digital do Mundo"; são as "Gigafotos"(fotografias panorâmicas geradas a partir de várias fotos digitais agrupadas via software, gerando imagens com tamanhos de Gigapixels, veja aqui).Temos um novo recorde para esta 'disputa' uma fotografia panorâmica da cidade de Sevilha, na Espanha, que possui 111 Gigapixels, a fotografia tem 613.376 pixels de largura por 181.248 pixels de altura.

Segundo declaração enviada à imprensa pelos responsáveis pelo projeto, Mais de 9 mil imagens foram usadas para compor esta panorâmica; e se a imagem fosse impressa ela ocuparia 13.800 metros quadrados, mais do que a área de dois campos de futebol.

O resultado pode ser visto no site Sevilla 111 Gigapixels. As 9.750 imagens que compõe a fotografia foram tiradas a cerca de 60 metros de altura, na Torre Schindler, construída para a Expo92, na cidade espanhola.

O autor e diretor do projeto, que teve início em Março deste ano, é o espanhol de Sevilla Pablo Pompa, que queria promover o turismo na cidade.

No site você pode ter mais detalhes de como foi feita a fotografia e um vídeo de making off, ali Pablo e sua equipe revelam que utilizaram uma câmera Canon 5D mkII com objetiva, também Canon, de 400 mm com tele-conversor x2, equivalendo á 800 mm de distância focal.A velocidade de disparo foi de 1/800 S com abertura f16 e ISO800. Para o processamento das imagens foi utilizado um potente computador PC com dois processadores Xeon de 6 núcleos, 40 gigabytes de RAM e 8 terabytes de disco, mesmo assim para a renderização final, de 3 arquivos finais, necessitaram de quase 100 horas de trabalho, mais de 32 horas cada arquivo.

Vamos esperar qual será o próximo recorde!


Equipamento utilizado:

Detalhe da imagem:

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário