link estudio

“MADRID, Região Inédita”

Fotografias de Fernando Manso apresentam a capital espanhola sob o olhar único do artista.


Mais que a habilidade com uma máquina fotográfica e a técnica aprendida em cursos, o fotógrafo para se destacar precisa do olhar. Essa é a impressão que fica quando vemos as fotografias do espanhol autodidata Fernando Manso, em sua série “MADRID, Região Inédita”.

A Sala de Exposições do novo prédio do Instituto Cervantes, do Rio de Janeiro, receberá 31 fotografias que mostram uma visão diferente da capital espanhola. Manso focou a luz, as nuvens e a névoa da região, como ele mesmo explica: “Procurei evitar o céu azul e buscar uma sensação mais pessoal, que estivesse relacionada com meu sentimento de beleza. Um trabalho realizado durante um ano até conseguir fotos puras de amanheceres, com a luz da aurora ou a neblina da manhã”, explica o artista.

Procurando lugares e vistas de Madri não muito comuns, o fotógrafo chegou a esses lugares inacessíveis que, justamente por isso, possuem uma carga de beleza diferente. “Fernando Manso é como um poeta da fotografia. Sua percepção vai além e chega com intensidade aos olhos de quem vê”, afirma Antonio Martinez, diretor do Instituto Cervantes Rio.

A mostra que já passou por várias capitais brasileiras, chega ao Rio para uma curta temporada e fica até o dia 22 de outubro, trazendo esse olhar diferente e muito singular sobre a capital espanhola. Depois a mostra fecha o roteiro em Brasília.


Fernando Manso nasceu em Madri, em 1961. Hoje, Manso é fotografo publicitário e busca com suas fotografias registros minimalistas, minuciosos, românticos e de beleza única. Começou a fotografar em 1990, trabalhou nas principais empresas de publicidade da Espanha, desenvolvendo campanhas premiadas, e tem cinco livros publicados. Fugir do clichê é um dos caminhos de Manso, como na mostra “MADRID, Região Inédita”, onde saiu do céu azul para dias nublados.

Sala de Exposições do Instituto Cervantes Rio
Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo (entre as Ruas Muniz Barreto e Bambina).
Data: de 5 a 22 de outubro de 2010.
horários: de 2ª a 6ª, das 11 às 20h. Sábados, das 11 às 14h
Entrada: franca

Fotos: Fernando Manso

Agradecimento: Fernando Neumayer.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :